Águas de Joinville realiza obras no sistema de abastecimento de água no domingo

Publicada em 19/04/2023 às 16:43
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville realiza uma obra de melhoria no R-8, reservatório localizado na rua Caçapava, bairro Bom Retiro, no próximo domingo (23/4). Será substituído um registro na saída da unidade.

Por isso, os bairros abastecidos pelo reservatório – Bom Retiro, Saguaçu, Santo Antônio e Jardim Sofia – terão o fornecimento de água comprometido durante o dia.

Além disso, algumas localidades dos bairros América, Aventureiro, Costa e Silva, Iririú e Zona Industrial Norte também podem ter interrupção temporária no abastecimento. A normalização do sistema em toda a região deve ocorrer na madrugada de domingo para segunda-feira (24/4).

Mais três obras estão programadas para domingo, em regiões atendidas pelo reservatório R-8, com interdições parciais no trânsito das 7h às 17h. Na rua Piratuba, será substituído um registro de rede, próximo à rua Tenente Antônio João.

Na rua Xanxerê, na esquina com a Iririú, será executada uma interligação de rede. E na rua Itaiópolis, será instalado um novo registro, próximo à esquina com a Avenida Beira-Rio.

“Como o abastecimento precisa ser interrompido para que possamos realizar a manutenção preventiva no reservatório, aproveitamos a mesma data para executar obras de melhoria em bairros atendidos pelo R-8, evitando impactos para a comunidade em outras datas”, explica Jean Tragibo de Campos, gerente de Água.

ETA Cubatão vai operar com 70% da capacidade

No domingo, também haverá uma manutenção preventiva no flocodecantador da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão. Por isso, a estação vai operar com 70% da sua capacidade de produção das 2h da madrugada até 18 horas de domingo. Bairros das regiões Norte, Leste e Sul de Joinville, atendidas pela unidade, podem ter pressão da água reduzida durante o dia.

O principal objetivo das manutenções preventivas nas estações de tratamento de água é proporcionar segurança operacional, evitando paradas emergenciais com maior duração.

Em caso de chuva forte, a manutenção na ETA será mantida, porém as obras nas ruas podem ser adiadas.

Para evitar transtornos, a Companhia orienta que os motoristas utilizem rotas alternativas e evitem passar pelos locais de obras. Além disso, a Águas de Joinville também recomenda a colocação de caixa-d’água nas residências. O reservatório deve ter capacidade adequada para o número de residentes no imóvel, que é de 200 litros por morador.