Águas de Joinville realiza obras do projeto de revitalização da Vigorelli

Publicada em 14/06/2022 às 15:10
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

O projeto de Regularização Fundiária (Reurb) da Vigorelli inclui a implantação do sistema de esgotamento sanitário e melhorias no abastecimento de água na região. A Companhia Águas de Joinville dividiu a obra em duas fases, a primeira foi concluída com a implantação de 1,2 km de rede de abastecimento. A obra foi executada pelo Método Não Destrutivo (MND), que consiste em implantar a rede sem a necessidade de escavações de todo o trecho onde será instalada a tubulação.

A segunda fase, que inicia no primeiro semestre de 2023, contempla a instalação de 1,5 km de rede coletora de esgoto e de 1,6 km de rede de água. O pacote de obras também prevê a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta localizada próximo à estrada de acesso à Vigorelli. O investimento total é de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Serão 123 famílias beneficiadas na comunidade, na parte da Vila, e mais 13 na via de acesso principal. O Núcleo de Atendimento Social da Águas de Joinville vai visitar os moradores para mapear as famílias que podem receber o benefício da tarifa social ou social especial. A previsão é que as obras de água e esgoto na Vigorelli sejam concluídas em 2023.

Reurb da Vigorelli

A Prefeitura de Joinville iniciou em 2021 o projeto de Reurb da Vigorelli, após o fim de um impasse judicial que durou 30 anos e foi resolvido pela Prefeitura e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta.

As melhorias previstas incluem energia elétrica, um calçadão, ciclofaixa entre o bairro Vila Cubatão e a Vigorelli, área de lazer, parada de ônibus, centro social, mercado de pescados, sanitário público, estacionamento e trapiche flutuante, onde poderá ter ancoragem de embarcações. A execução do projeto total tem previsão de 36 meses.