Águas de Joinville realiza audiência pública sobre a Estação de Tratamento de Esgoto do Jarivatuba

Publicada em 26/10/2022 às 16:52
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville realiza, no dia 31 de outubro, às 19h, uma audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba. A reunião acontece na Escola Municipal Amador Aguiar, (localizada na rua Álvaro Maia, 1057, bairro Ulysses Guimarães), e é aberta a todos, em especial às pessoas que residem próximo à estação.

A nova ETE Jarivatuba, considerada a maior e uma das mais modernas de Santa Catarina, mudou o sistema de operação em março de 2021. A unidade, que recebe 90% do esgoto coletado na cidade, substituiu a antiga estação de tratamento, que tinha um sistema de lagoas de estabilização em operação desde 1989. Além de adotar uma tecnologia que reduz os odores do tratamento, a estação tem capacidade de tratamento de 600 litros por segundo.

“Além de apresentar o estudo, também vamos falar sobre as características da nova estação, explicar o processo de tratamento, sua área de influência e medidas preventivas”, explica Claudia Rocha, gerente de Qualidade e Meio Ambiente.

A audiência pública é uma das etapas para a regularização da Estação de Tratamento e está prevista no código de obras vigente no município de Joinville. Além disso, é um instrumento de transparência e diálogo estabelecido com a sociedade, com o objetivo de informar, tirar dúvidas e ouvir opiniões, principalmente da população diretamente envolvida com o empreendimento.