Águas de Joinville orienta sobre como se preparar nos dias que antecedem as obras na ETA Cubatão

Publicada em 14/05/2025 às 09:58
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

No próximo domingo (18/5), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão vai passar por mais uma etapa de obras de melhoria. As obras fazem parte de um grande projeto de modernização da estação e que será implantado por etapas.

Todas as melhorias vão contribuir para o abastecimento contínuo à população. Após as obras, a ETA terá um sistema de bombeamento automatizado, a ampliação da capacidade de produção da Estação e a disponibilidade de bombas reserva em casos de manutenção.

Nesta etapa, serão instaladas novas válvulas em duas bombas da ETA Cubatão e, para a execução desses serviços, será necessário realizar uma parada programada da estação. Por esse motivo, os bairros das regiões Norte, Leste, Sul e Centro da cidade, que são atendidos pela ETA, terão o abastecimento de água suspenso temporariamente. A previsão é que os trabalhos iniciem às 4h da madrugada e sejam finalizados no mesmo dia.

A Companhia Águas de Joinville relembra que a água deve ser usada de forma consciente todos os dias, mas, em casos como esse, é necessário uma atenção especial. Destaca também a importância da existência de caixa-d’água para atender a quantidade de moradores na residência.

Os cuidados com a água podem começar dias antes. Ao colaborar, a população não reduz apenas os impactos em sua rotina e da sua família, como também ajuda o sistema a se recuperar mais rápido, beneficiando a população como um todo.

Confira dicas de uso consciente e como agir nos dias que antecedem a parada programada:

– Dias antes da parada da ETA

Avalie a capacidade de sua caixa-d’água. O ideal é a proporção de 200 litros, por dia, por morador. Caso a caixa tenha capacidade menor que a ideal, limite ainda mais o consumo. Se necessário, encha baldes e abasteça a geladeira com água. Lave roupas com antecedência e faça a limpeza de banheiros, cozinha e garagem.

– Um dia antes da parada da ETA

No sábado (17/5), comece a economizar água para que sua caixa-d’água esteja cheia no momento da interrupção do fornecimento. Desta forma, não faça a lavação de roupas, ou outras atividades que consomem maior quantidade de água.

– No dia em que a ETA recebe obras

Não use água em grandes quantidades, como para lavar roupas e calçadas ou regar o jardim. Restrinja o uso para beber, preparar refeições e para higiene pessoal. Mantenha a restrição do uso de água até a normalização total do sistema de abastecimento.

Como ocorre o restabelecimento do sistema

As regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba, onde está localizada a ETA Cubatão, devem ter o abastecimento normalizado na noite de domingo. E assim gradativamente em imóveis que ficam mais próximos da Estação. Em áreas mais altas e mais distantes, o sistema deve ser restabelecido ao longo de segunda-feira (19/5).

É muito importante deixar para utilizar a água em maiores quantidades apenas depois do total restabelecimento do sistema. Isso porque o consumo em grandes quantidades afeta os outros imóveis ao longo da rede, fazendo com que o sistema ao todo leve mais tempo para se recuperar. Se cada um fizer a sua parte, a água voltará mais rápido para todos.

Alerta pelas redes sociais

A partir desta parada da ETA, a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville vão passar a utilizar um sistema de alertas para informar a população sobre o abastecimento de água em paradas programadas ou emergenciais de Estações de Tratamento de Água.

As comunicações serão publicadas nas redes sociais do município e da Companhia e a população poderá acompanhar orientações importantes sobre o consumo de água.

Os bairros abastecidos pela ETA Cubatão são Adhemar Garcia, América, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santo Antônio, Saguaçu, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão e Zona Industrial Tupy.

Também poderá ocorrer impacto no abastecimento em parte dos bairros Anita Garibaldi, Costa e Silva (norte da Benjamin Constant), Floresta (leste da Santa Catarina), Petrópolis (norte da rua dos Radialistas) e Zona Industrial Norte (leste da BR-101 e oeste da BR-101 ao norte da rua Bororós).

Compartilhe

Skip to content