Águas de Joinville lança novo edital do Programa Águas para Sempre

Publicada em 30/08/2022 às 18:44
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville lançou o segundo edital do Águas para Sempre. O programa recompensa financeiramente os proprietários rurais que realizam serviços ambientais, isto é, que fazem o manejo adequado e sustentável dos recursos naturais em suas propriedades.

O proprietário rural participante do Águas para Sempre recebe a compensação financeira, chamada de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), após executar o projeto previsto para sua propriedade, com desenvolvimento de ações de proteção das nascentes e vegetação nativa, restauração de áreas degradadas, entre outras.

Atualmente, a área de abrangência do programa corresponde à região próxima à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Cubatão, principal manancial de Joinville. Na primeira etapa, três propriedades rurais aderiram ao programa.

“O objetivo do Águas para Sempre é promover o desenvolvimento sustentável, aumentar a cobertura florestal, especialmente em Áreas de Preservação Permanente, e melhorar a oferta de água em qualidade e quantidade”, destaca Fernando Schneider, diretor-presidente da Águas de Joinville.

Em março de 2022, o Programa Águas para Sempre foi um dos 12 projetos contemplados de todo o Brasil para receber o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, concedido pelo Governo Federal, que visa reconhecer projetos de revitalização de bacias hidrográficas em todo o país. A iniciativa de Joinville é a única da região Sul do Brasil que recebeu o reconhecimento.

Como se inscrever

Antes de aderir, é possível fazer uma simulação. Para isso, o proprietário que esteja dentro da área contemplada deve ler atentamente o edital e preencher o formulário de manifestação de interesse. Todos os documentos estão disponíveis do site da Águas de Joinville (bit.ly/EditalPSA).

Depois de preencher o formulário, é só entregar com uma cópia do documento pessoal e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ao atendimento da Companhia Águas de Joinville junto à subprefeitura de Pirabeiraba (Rua Joinville, 13500). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h ou das 13h às 15h30.

Um integrante do grupo gestor do programa entrará em contato para a assinatura de um manifesto de interesse. Após esta etapa, os técnicos irão até a propriedade para fazer um levantamento de campo e montar um diagnóstico da área. Equipe técnica e proprietário vão criar um plano de ações sustentáveis relacionadas à proteção das nascentes e vegetação nativa, reflorestamento, busca de soluções para efluentes, entre outras.

Ao completar o primeiro ano após a assinatura do termo de adesão, é realizado o pagamento pelos serviços ambientais, de acordo com o plano de ação efetivamente executado, que pode variar de R$ 120 a R$ 670 por hectare, podendo chegar a R$ 750 em 5 anos.