Águas de Joinville lança 16º Concurso Teatral Água para Sempre

Publicada em 27/03/2023 às 12:49
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville está com inscrições abertas para o 16° Concurso Teatral Água para Sempre. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de abril e o edital do concurso está disponível no site da Companhia (bit.ly/concursoteatral23).

O lançamento da 16ª edição do concurso ocorreu na sexta-feira (24/3), na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), reunindo autoridades, professores e educadores de escolas municipais, estaduais e particulares.

O período de eliminatórias está programado para os dias 2, 3 e 4 de outubro, e a apresentação dos campeões para o dia 6 de outubro.

Agora bienal, o concurso teatral Água para Sempre chega a sua 16ª edição com o tema “Água bem tratada não se perde por aí!”, que vai inspirar crianças e jovens a criar espetáculos cheios de criatividade, emoção e sustentabilidade. O objetivo é conscientizar os estudantes e a comunidade sobre a importância de preservar a água, evitando seu desperdício de várias formas.

“Parte desse bem valioso, que é a nossa água, se perde no caminho entre a estação de tratamento e as casas das pessoas. O objetivo do tema desse ano é colocar o aluno como protagonista da sensibilização para atitudes conscientes em casa, na escola e nas ruas do seu bairro”, explica Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Joinville podem concorrer nas categorias da Educação Infantil (a partir de três anos), Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, e Ensino Fundamental, de 6º ao 9º ano. A premiação para as escolas vencedoras (1º, 2º e 3º lugares) será um troféu e uma TV de 50 polegadas. Os professores coordenadores dos projetos vencedores também ganham R$ 500,00 em vale-livraria e uma medalha. Já os alunos campeões de todas as categorias recebem medalha e poderão se divertir numa casa de festas e brincadeiras.

O secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, esteve presente no lançamento e falou do compromisso de todos. “A educação é um trabalho feito por muitas mãos. Quando uma companhia de saneamento se envolve com a educação, através de temas como água, consciência ambiental e sustentabilidade, demonstra também o seu compromisso pela educação”, destaca.

Desde 2006, a Águas de Joinville promove o Concurso Teatral Água para Sempre, que já envolveu mais de 10 mil alunos e professores de CEIs e Escolas do município. O concurso teve reconhecimento de outras entidades – foi um dos 20 projetos premiados, entre 198 inscritos, do 28º Prêmio Expressão de Ecologia (2022-2021), e também foi um dos vencedores do Prêmio Ser Humano 2015, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) de Santa Catarina.

O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville, em parceria com a Prefeitura de Joinville, Secretaria de Educação de Joinville, Coordenação Regional de Educação Estadual, Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville e, no evento de lançamento, contou com apoio do Núcleo de Meio Ambiente da ACIJ.