Águas de Joinville investe R$ 675 mil na implantação de novas redes de água

Publicada em 25/08/2023 às 17:21
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville concluiu as obras de reestruturação da rede de água na rua São Paulo, no trecho entre as ruas Walter Eichholz e Monsenhor Gercino, e na rua Alfredo Wersdoerfer, no bairro Paranaguamirim. O investimento total foi de aproximadamente R$ 675 mil e as melhorias beneficiam cerca de 4,5 mil moradores.

Nas duas regiões, as redes foram instaladas antes da pavimentação e das obras de drenagem programadas pela Prefeitura de Joinville. A antecipação tem o objetivo de evitar recortes em asfalto novo em caso de intervenções futuras no sistema de abastecimento.

Por isso, as novas redes de água das ruas São Paulo e Alfredo Wersdoerfer foram instaladas na calçada. “Sem o impacto diário do tráfego de veículos sobre a tubulação, o risco de vazamentos reduz. Em caso de manutenções emergenciais, também evitamos as interdições no trânsito e as intervenções na rede são executadas com mais agilidade”, explica Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.

Na rua São Paulo, foi realizada a substituição de 2,1 km de redes de abastecimento. A obra também englobou a troca de 95 ramais, que são tubulações que ligam a rede da rua aos imóveis, a substituição de quatro registros antigos e a instalação de 27 novos registros de água.

Os trabalhos, que ocorreram na região que abrange ruas dos bairros Floresta, Itaum e Petrópolis, tiveram início em abril desse ano e foram concluídos em agosto.

Já na rua Alfredo Wersdoerfer, foram instalados 700 metros de rede em toda a extensão da via. A obra, que começou no final de julho e foi finalizada no mês de agosto, também incluiu a troca de 55 ramais, além da instalação de quatro registros de água.

A melhoria executada vai possibilitar também a futura implantação, no Paranaguamirim, de um Distrito de Medição e Controle (DMC), área isolada do sistema de abastecimento que permite o controle da pressão e vazão da água, tornando mais rápida a detecção de vazamentos.

Compatibilização do calendário de obras entre Prefeitura e Águas de Joinville

A antecipação das melhorias na rede de água, antes da pavimentação das vias, ocorre desde 2021 e está alinhada a um trabalho conjunto entre Prefeitura e Águas de Joinville. Essa ação é chamada de compatibilização de obras.

Nas ruas em que há previsão de nova pavimentação a ser executada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), ou ainda por iniciativa comunitária, a Águas de Joinville avalia a necessidade de readequação ou de instalação de uma nova rede de água no local, a fim de evitar futuras aberturas no pavimento.

O alinhamento entre os cronogramas de obras da Prefeitura e da Companhia já ocorreu na primeira fase da duplicação da rua Ottokar Doerffel e também nas ruas XV de Novembro, Albano Schmidt, Helmuth Fallgatter, João Pessoa, Tenente Antônio João, Blumenau e Copacabana.