Águas de Joinville instala equipamentos para melhorar o abastecimento na Zona Leste

Publicada em 17/10/2023 às 08:44
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville realizou, nesse domingo (15), a instalação de equipamentos para otimizar e melhorar o abastecimento e combater perdas de água na região Leste da cidade.

Uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) foi instalada no R-1, reservatório localizado na rua Papa João XXIII, esquina com a rua Xavier Arp, e que abastece os bairros Boa Vista, Comasa, Espinheiros, Iririú, Jardim Iririú e Zona Industrial Tupy. A válvula tem a função de estabilizar a pressão da água na rede, evitando rompimentos e aumentando a vida útil da tubulação.

Em paralelo à obra no reservatório, também foi instalado um registro de rede na rua Tenente Paulo Lopes, no bairro Iririú. Com o registro, em caso de manutenções no sistema de abastecimento, é possível isolar um trecho menor e, com isso, reduzir o número de imóveis impactados pela falta de água.

Outra obra ocorreu no bairro Aventureiro, na rua Attílio Domingos Sdrigotti, esquina com a Avenida Miguel Alves Castanha. Foi a instalação de um macromedidor, equipamento semelhante a um hidrômetro.

O equipamento mede o volume de água que chega na região, dado que é enviado em tempo real ao Centro de Inteligência em Operações da Águas de Joinville. O monitoramento on-line possibilita a detecção de problemas na rede e agilidade nos consertos de vazamentos, reduzindo o tempo que uma região fica sem água.

“A implantação dos equipamentos também beneficia o abastecimento de ruas em locais altos e fins de rede, pois com o controle e regulagem da pressão, o número de vazamentos fica reduzido, direcionando mais água para as regiões distantes e altas”, explica Danielle Radaelli Dias, coordenadora de Melhorias Operacionais e Serviços da Companhia.