Águas de Joinville inicia a 2ª etapa da implantação de rede de esgoto no Boa Vista

Publicada em 13/04/2022 às 08:56
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville (CAJ) iniciou a segunda etapa das obras de esgotamento sanitário no bairro Boa Vista. Nesta fase, serão implantados 38,7 km de rede coletora, duas estações elevatórias, 1,0 km de linha de recalque e realizadas 3,3 mil novas ligações de esgoto.

O crédito de R$ 26,6 milhões destinado às obras da etapa 2 foi concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O projeto da Águas de Joinville foi selecionado entre outros projetos de municípios de todo o país.

Esta parte da obra que envolve as ruas Albano Schmidt e Helmuth Fallgatter foi antecipada por meio de um alinhamento entre a Companhia e a Seinfra, já que os trechos passam também por pavimentação asfáltica. Dessa forma, o trabalho é realizado em conjunto, evitando que sejam necessárias novas intervenções futuramente em vias preparadas para a implantação da rede.

Quando a segunda etapa da obra estiver concluída e o sistema em operação, a nova rede atenderá cerca de 13,2 mil moradores da região do Boa Vista.

Primeira etapa da obra está finalizada

A primeira etapa das obras de esgoto no Boa Vista teve início em 2019 e está finalizada. Por isso, cerca de 5,5 mil moradores do bairro estão sendo orientados a realizar a conexão de seus imóveis à rede coletora. A ligação à rede da Companhia representa o fim da primeira etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário na região.

Vale ressaltar que os moradores precisam aguardar a informação da Águas de Joinville de que podem fazer a ligação à rede. A comunicação está sendo feita por meio de carta ou visita de um agente socioambiental da CAJ. A Companhia também tem realizado oficinas presenciais para orientar os moradores sobre como realizar corretamente a conexão da rede domiciliar na rede pública. Todas as oficinas são gratuitas e têm a data divulgada antecipadamente nas redes sociais da Companhia.

As obras no Boa Vista fazem parte do Plano Diretor de Esgoto da Águas de Joinville, que direciona ações e investimentos rumo à universalização do acesso aos serviços de esgoto na cidade.