Águas de Joinville implanta nova rede de abastecimento em Pirabeiraba

Publicada em 15/02/2023 às 18:54
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville implanta, no próximo domingo (19/2), uma melhoria na rede de abastecimento de água em Pirabeiraba. O local recebeu uma nova rede e agora é necessário interligar essa rede com a existente.

Para que a equipe técnica possa realizar o serviço, será necessário interromper o abastecimento na região central de Pirabeiraba (no sentido Curitiba, na margem direita da BR-101) durante o domingo. A previsão é que o fornecimento de água seja restabelecido até segunda-feira (20).

“O objetivo com essa melhoria é a modernização da rede de água da região e, em caso de vazamento, evitar danos na estrutura da rodovia. No início de fevereiro, houve um rompimento na rede localizada próxima ao viaduto, na rua Olavo Bilac. Durante os serviços, foi constatado que a tubulação de água nesse ponto é antiga e passa por dentro de uma caixa de drenagem. Esse trecho será desativado”, explica Jean Tragibo de Campos, gerente de Água da Companhia.

Com o objetivo de gerar o mínimo de impacto possível à comunidade local, a obra foi dividida em duas etapas, sendo a primeira através de método não destrutivo. Essa etapa ocorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro, quando profissionais da Companhia instalaram a estrutura necessária da rede nova. Os trabalhos foram realizados no canteiro da BR-101, sob o viaduto de Pirabeiraba.

O método não destrutivo (MND) possibilita implantar a rede sem a necessidade de escavações de todo o trecho onde é instalada a tubulação, amenizando os impactos no trânsito local e agilizando o tempo de realização da intervenção.

“A nova tubulação tem cerca de 150 metros de extensão e diâmetro maior para aumentar a disponibilidade de água considerando o aumento da região, conforme definido no nosso plano diretor”, explica Jean. Além disso, a nova rede é de PEAD (polietileno de alta densidade), material mais flexível e mais resistente a rupturas em relação à tubulação convencional.