Águas de Joinville firma parceria com UniSociesc para oficinas socioambientais

Publicada em 24/11/2022 às 10:45
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville assinou um acordo de cooperação técnica com a UniSociesc Joinville. O evento reuniu representantes da Companhia e também gestores e alunos da instituição de ensino.

Um dos objetivos da parceria é proporcionar aos estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura da UniSociesc uma oportunidade de participar das oficinas socioambientais de esgoto promovidas pela Águas de Joinville, como complemento aos estudos em sala de aula. Acompanhados por um docente, os acadêmicos também poderão auxiliar na condução das ações desenvolvidas.

O centro universitário, por sua vez, disponibilizará salas de aula, laboratórios e auditórios para a realização dos workshops com a comunidade. A instituição de ensino também ficará responsável por desenvolver uma maquete para auxiliar na condução das oficinas, demonstrando a correta ligação do esgoto na rede coletora e que a água da chuva deve ir para a rede de drenagem.

A oficina socioambiental de esgoto é gratuita e disponibilizada em bairros que estão recebendo obras de esgotamento sanitário. Com aproximadamente 2 horas de duração, a oficina tem caráter informativo e oferece noções básicas de saneamento (água e esgoto) e uma capacitação para realizar corretamente a conexão interna das residências às redes coletoras de esgoto.

Durante a oficina, são apresentados os equipamentos necessários para o bom funcionamento da rede interna, como a caixa de gordura e de passagem, a instalação da válvula de retenção e o desligamento do sistema fossa-filtro. Além disso, são abordados temas relacionados à sustentabilidade e educação ambiental, com destaque para o bom uso das redes de esgoto.