Águas de Joinville finaliza obras na rede de água dos bairros Vila Nova e Zona Industrial Norte

Publicada em 02/08/2023 às 09:35
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Com um investimento de R$ 130 mil, a Companhia Águas de Joinville realizou duas obras na rede que vão resultar na melhoria do abastecimento para moradores dos bairros Vila Nova e Zona Industrial Norte.

No Vila Nova, foi instalado um sistema de bombeamento na rua Dante Nazato, na esquina com rua Leopoldo Beninca. O equipamento irá melhorar a pressão e vazão da água na região, em especial de residências e empreendimentos situados em locais altos, mesmo em dias e horários de grande consumo.

A unidade de bombeamento entra em operação dentro de 15 dias. O funcionamento dessa e de outras 78 bombas pressurizadoras existentes na cidade é monitorado 24 horas por dia, de forma remota, por meio do Centro de Inteligência em Operações da Águas de Joinville. O acompanhamento permite um controle mais eficaz da pressão da água distribuída.

O equipamento também possibilita um retorno mais rápido do abastecimento em caso de manutenções na rede de água. A obra, que beneficia cerca de 800 moradores do bairro, tem investimento de R$ 50 mil.

Na Zona Industrial Norte, foi realizada uma ampliação da rede de água na rua Hans Dieter Schmidt, próximo ao trevo da empresa Whirlpool. O bairro ganhou uma nova tubulação, instalada na calçada, que contribui para a segurança hídrica da região e reduz transtornos no trânsito em caso de intervenções na rede de abastecimento.

No local, foram instalados 400 metros de rede em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais flexível e menos suscetível a vazamentos. A obra se deve à construção do elevado do Eixo Industrial Norte. O investimento de R$ 80 mil, viabiliza a desativação de um trecho de 700 metros de rede antiga que está instalado embaixo do elevado.

Após um estudo técnico, foi definido o local mais adequado para implantação da nova tubulação, que não interferisse nas obras viárias em andamento. “Fizemos um reforço de rede para atender a região que se encontra em expansão, e em material mais resistente ao tráfego de cargas das indústrias”, explica Rivanildo Pessoa Geremias, coordenador de Adução e Distribuição da Águas de Joinville.