Águas de Joinville divulga Relatório Anual de Qualidade da Água 2023

Publicada em 07/03/2024 às 17:57
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville publicou o Relatório Anual de Qualidade da Água relativo ao ano de 2023. O material informa a frequência das amostragens realizadas para o monitoramento de água, descreve as etapas do tratamento e as características da água distribuída.

O documento traz, ainda, as análises mensais dos parâmetros turbidez, cor, cloro e outros indicadores que também são acompanhados pela Companhia.

Todo esse trabalho é realizado seguindo os parâmetros da Portaria GM/MS 888/2021 do Ministério da Saúde, que define os procedimentos para garantia da qualidade da água para o consumo humano, bem como os critérios para determinar os locais de coleta das amostras e a frequência de amostragem.

Em 2023, 99,52% dos resultados das análises dos parâmetros apresentaram resultados dentro dos limites estabelecidos pela portaria.

O monitoramento da qualidade da água é realizado em todo o sistema de abastecimento, desde os mananciais até os locais de consumo. Dentre as ações que contribuem para o cuidado com a água, estão os 262 pontos de controle distribuídos nos 43 bairros do município, nos quais amostras de água são coletadas diariamente pela equipe da Companhia.

As análises são feitas no Laboratório de Controle de Qualidade da Águas de Joinville, que é acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Através do relatório, que é um documento que consolida as informações do ano, e é divulgado à população, a Águas de Joinville demonstra os dados coletados mensalmente no monitoramento. Até o ano passado, era entregue nas residências junto com a fatura de água, totalizando cerca de 160 mil impressões, além de ser publicado também no site da Companhia.

“Este ano, com o olhar ainda mais voltado à sustentabilidade, optamos pela continuidade do documento no formato digital e por uma redução de mais de 90% na quantidade impressa”, explica Claudia Rocha, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Águas de Joinville.

A comunidade será informada sobre o acesso ao relatório digital por meio da fatura de água. “A população está recebendo uma mensagem nas faturas de fevereiro e março, com o link para o documento”, complementa Claudia.

No total, foram impressas 10 mil unidades, que estarão disponíveis nos endereços de atendimento presencial da Companhia e em oficinas e eventos da Águas de Joinville. Quem preferir receber a versão impressa, poderá solicitar pelo telefone 115 ou 0800 723 0300 e um agente operacional da Companhia fará a entrega no imóvel do cliente.

Mensalmente, os dados coletados nas análises dos 262 pontos de controle também são publicados no site da Águas de Joinville. Os relatórios de qualidade anual de anos anteriores, desde 2017, também estão disponíveis para consulta no site da Companhia.