Águas de Joinville destinará até R$60 mil para soluções inovadoras de uso do lodo de ETA

Publicada em 17/11/2022 às 16:11
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville abriu chamada pública para seleção de até duas soluções inovadoras para destinação do lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, unidade responsável por atender 75% da cidade. O investimento nas alternativas selecionadas será de até R$60 mil, em duas cotas de até R$30 mil.

Startups e demais empresas interessadas podem se inscrever até 1º de dezembro de 2022 por meio do formulário online. O edital com todas as informações pode ser acessado no site da Companhia Águas de Joinville.

As empresas que tiverem suas inscrições homologadas farão a apresentação de suas propostas por meio de videochamada. As soluções serão avaliadas pelo Comitê de Inovação da CAJ.

Depois, as propostas selecionadas terão um período de seis meses para estudos, prototipagem e entrega do Produto Mínimo Viável para parecer final da banca avaliadora, que é formada pelo Comitê de Inovação e áreas envolvidas da Companhia.

Atualmente, a ETA Cubatão gera 1,2 tonelada de lodo por mês. O resíduo, formado por areia, argila e outros componentes, é resultante da produção de água potável na estação. O material é prensado para retirar o máximo de água presente nele, e depois é levado para um aterro industrial. A água limpa retorna para o rio Cubatão.

“Queremos buscar soluções inovadoras para evitar o envio de material para o aterro, eliminando custos e gerando renda com a aplicação da alternativa”, afirma Bruno Gentil, gestor de Inovação da Águas de Joinville.