Águas de Joinville credencia bancos para o programa Esgoto Legal

Publicada em 21/10/2022 às 09:10
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville mantém aberta, até 5 de novembro, a chamada pública para credenciamento de instituições bancárias no programa Esgoto Legal. O programa visa oferecer uma linha de crédito especial para custeio das conexões à rede de esgoto e de adequações na caixa de gordura.

Representantes dos bancos interessados em aderir ao programa devem ler o edital, preencher o formulário de credenciamento e a declaração disponíveis em bit.ly/esgoto_legal. A previsão é que o programa Esgoto Legal seja implementado em 2023.

Ao aderir ao programa, a instituição bancária assume o compromisso de disponibilizar um financiamento de, no mínimo, 12 vezes, com taxa máxima de 1,29% ao mês. A liberação do recurso estará sujeita à análise de crédito de cada banco.

Caso o morador deseje realizar o empréstimo, terá livre escolha entre os bancos credenciados. “A expectativa é que até 20 mil pessoas possam ser beneficiadas com o financiamento”, diz Thiago Zschornack, gerente de Inovação da Águas de Joinville.

Programa Esgoto Legal

Além da linha de crédito especial, o programa também pretende oferecer subsídio, de 50% a 95%, a beneficiários da tarifa social nas ligações à rede coletora de esgoto, nas obras de adequação na ligação de esgoto irregular ou na caixa de gordura.

Outro eixo do programa que já está em execução é a formação de mão de obra especializada, em parceria com o Senai Joinville. Há dois cursos ofertados, de pavimentação e de instalações hidráulicas, que formaram 50 alunos em agosto de 2022 e mantém as inscrições abertas. Para se inscrever basta acessar o site da Companhia Águas de Joinville.

“A ideia é complementar a grade curricular do curso de hidráulica com informações sobre as ligações de esgoto também”, explica Thiago.