Águas de Joinville conclui a construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Vigorelli

Publicada em 22/04/2024 às 11:51
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Mais uma conquista para a comunidade da Vigorelli: a Companhia Águas de Joinville concluiu a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta, localizada próximo à estrada João de Souza Mello e Alvim. O trabalho teve início em maio de 2023 e foi finalizado em março deste ano.

Agora a ETE está apta a receber esgoto para tratamento. Portanto, os imóveis da região já podem ser conectados à rede coletora. A estação possui sistema de tratamento enclausurado, para que não ocorra emissão de odores, e foi planejada para atender 100% das residências e comércios da comunidade. A capacidade de tratamento é de 1,5 litro de esgoto por segundo.

Além da estação de tratamento de esgoto, a Companhia executou a instalação de 1,5 km de rede coletora e de uma unidade de bombeamento, equipamento que vai impulsionar o efluente coletado nas casas e estabelecimentos comerciais até a ETE, onde será tratado.

Em outubro do ano passado, também entrou em operação na Vigorelli uma nova rede de abastecimento de água, outra melhoria para a região. O investimento total no sistema de saneamento da Vigorelli, contemplando as obras de água e de esgoto, foi de R$ 3 milhões.

As obras trazem mais qualidade de vida para as cerca de 130 famílias que moram na comunidade e todos que frequentam o local. “Além de proteger diversas espécies que se reproduzem nos manguezais, o tratamento de esgoto beneficiará moradores, turistas, banhistas e pescadores artesanais que vão à região”, diz o diretor-presidente da Águas de Joinville, Sidney Marques de Oliveira Junior.

Moradores recebem orientação sobre como conectar o imóvel à rede pública

A conexão de cada imóvel à rede pública é a etapa final da implantação do sistema coletor de esgoto e é necessária para que a estação de tratamento possa entrar em operação.

Por isso, na manhã de sábado (20/4), profissionais da Companhia estiveram na Vigorelli para orientar os moradores sobre como conectar o imóvel à rede pública de esgoto.

Raimundo Viana Pianco é comerciante da região e mora há 10 anos na Vigorelli. Participou de todas as reuniões que a Companhia realizou até o momento sobre o assunto e, no evento desse sábado, aproveitou para tirar dúvidas sobre o seu imóvel. “Precisamos ver bem como é que se faz para realizar a ligação da forma certa. As orientações ajudaram a esclarecer, porque não temos noção do que precisa ser feito, então, quanto mais informação vier, melhor. Agora, cada morador precisa fazer a sua parte”, diz.

Desde o início das obras de água e esgoto na região, foram realizadas diversas ações de comunicação para informar e orientar a comunidade: reuniões comunitárias, abordagens presenciais, ação tira-dúvidas e entrega de informativos.

Em março deste ano, houve uma oficina gratuita na qual técnicos da Companhia explicaram e tiraram dúvidas sobre como conectar corretamente a rede domiciliar à rede pública de esgoto.

No início de abril, agentes socioambientais passaram de casa em casa para avisar aos moradores que já poderiam se conectar à rede. A iniciativa deste sábado foi mais uma oportunidade de orientação presencial à população da Vigorelli.