Águas de Joinville bate recorde em redução de desperdício com modernização da rede e do controle de fornecimento

Publicada em 15/08/2023 às 18:34
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

O período entre junho de 2022 e o mesmo mês deste ano registrou um resultado histórico na redução de perdas de água em Joinville. Pela primeira vez a Companhia Águas de Joinville (CAJ) atingiu um indicador de perdas abaixo da média nacional. O feito se repetiu no período de julho a julho, quando a redução bateu novo patamar. Investimentos em modernização da rede e em tecnologia para controle do fornecimento fizeram com que a companhia evitasse a perda de 2,7 bilhões de litros de água em 12 meses, o que abasteceria a cidade por cerca de 20 dias.

Perda de água é o volume do recurso que sai da estação de tratamento mas não chega ao consumidor final. Existem perdas reais, que são os vazamentos, e perdas aparentes, que são as fraudes e erros de medição do hidrômetro.

Quando a Companhia assumiu os serviços de água e esgoto de Joinville, no acumulado do ano 2005/2006, as perdas totais eram estimadas em 62,7%. Entre junho de 2022 e junho de 2023 as perdas totais foram de 39,5%, enquanto entre julho e julho, o percentual caiu para 39%. A média nacional é 40,1%, segundo o Instituto Trata Brasil.

“Graças aos investimentos dos últimos anos e ao trabalho da nossa equipe técnica, estamos conseguindo reduzir essa perda gradualmente. A maior parte do resultado é pela redução de vazamentos em redes e ramais, mas também impactam o controle de irregularidades e de erros de medição”, afirma Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

Uma iniciativa que contribui para a redução de perdas é a renovação da infraestrutura do sistema de abastecimento. Obras de modernização focadas especialmente nas regiões do Bucarein, Jardim Sofia, Iririú e Jardim Iririú, estão permitindo criar regiões com vazão de água controlada, o que agiliza a identificação e consertos de vazamento.

Os trabalhos de setorização do abastecimento somam investimento de R$ 22,1 milhões e incluem a substituição de 83 km de rede. Estas obras foram concluídas no Bucarein e estão em andamento no Jardim Sofia e no Iririú e Jardim Iririú. Além disso, de janeiro de 2022 a julho de 2023, foram investidos ainda R$ 17,2 milhões na substituição de 12,6 mil ramais na cidade. Ramais são tubulações que levam a água da rua até a residência.

O combate aos vazamentos ocultos também tem relevância no resultado. Uma equipe se dedica diariamente à busca ativa de vazamentos que não afloram no asfalto. De janeiro de 2022 a julho de 2023, foram identificados e reparados 3,6 mil vazamentos não visíveis. O aparelho geofone ajuda os técnicos a encontrarem rompimentos de rede pelo som em um trabalho feito à noite e de madrugada, quando há menor tráfego de veículos. Outra equipe também faz o hasteamento, que é a escuta e identificação de vazamentos em ramais.

Já a instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) contribuem para estabilizar a pressão da água de acordo com o volume de consumo, evitando rompimentos e aumentando a vida útil da tubulação. Hoje, são 28 válvulas em operação. Apenas neste ano, foram investidos R$ 550 mil em cinco válvulas. Um exemplo de sucesso desta ação está na zona Leste, onde as obras nas ruas Nelson Brandão e Araraquara, além de ações de pesquisa e conserto de vazamentos, geraram redução de 30% no volume de água perdido na região.

Investimentos na Zona Sul

Ainda neste ano, a Companhia Águas de Joinville começa os investimentos em um pacote de obras focado em combater perdas de água na Zona Sul. Os trabalhos incluem trocas de redes e ramais, setorizações e equipamentos para controle de pressão. Com as ações, a expectativa é de reduzir, em até dois anos, em aproximadamente 30% o volume de água perdido na Zona Sul.