Águas de Joinville amplia vagas para cursos gratuitos de instalações hidráulicas e de pavimentação

Publicada em 06/03/2023 às 17:49
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Companhia Águas de Joinville, em parceria com o Senai Joinville, abre inscrições para as turmas de 2023 dos cursos de Instalações Hidráulicas e de Pavimentação e Calcetaria. Serão 480 vagas, número maior que em 2022 quando foram ofertadas 160 vagas.

Os dois cursos de qualificação profissional são 100% gratuitos e incluem material didático, alimentação no horário do curso e deslocamento do Senai para os locais das aulas práticas. Além disso, a partir deste ano, alunos inscritos no CadÚnico recebem vale-transporte fornecido pela Prefeitura de Joinville, por meio do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat).

As inscrições podem ser feitas pelo site da Águas de Joinville. Como o programa é contínuo, conforme as vagas forem sendo preenchidas, atingindo o número limite de participantes, os selecionados serão comunicados e novas turmas iniciam as aulas.

A parte teórica dos cursos é realizada nas dependências do Senai e a prática acontece nos canteiros de obras da Águas de Joinville. Serão disponibilizadas turmas em dois formatos: um deles no período diurno (8h às 12h e das 13h30 às 17h30) com aulas de segunda a sexta-feira, e outro com aulas teóricas no período noturno durante os dias da semana (18h30 às 22h30) e aulas em campo aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Em cada curso são 21 alunos, no máximo, e a idade mínima para participar é de 18 anos completos. A carga horária é de 40 horas, tanto para Instalações Hidráulicas como para Pavimentação, com 30% das vagas prioritárias para mulheres.

“As capacitações fazem parte do programa Rede de Oportunidades, cujo objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de saneamento em Joinville, ao mesmo tempo que promove geração de renda, com educação inclusiva”, explica Adriana Loth, coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional da Companhia Águas de Joinville.

O encanador André da Cunha, que se formou em Instalações Hidráulicas no final de 2022, ressalta a importância do curso para a formação profissional. “Me ajudou bastante, o professor explica muito bem, foi muito produtivo. Para quem está começando agora agrega bastante para conhecer as peças, o trabalho na rua, em campo”, conta.

Já o calceteiro Leoncio Domingo Correa, que completou o curso de Pavimentação, destaca o valor da formação continuada: “O curso foi muito bom, ele ajuda a pegar mais experiência. Mais para frente quero fazer o curso de Instalações Hidráulicas”.

Ao final, os alunos recebem o certificado de conclusão do curso. Os profissionais formados poderão atuar em prestadores de serviços da Companhia Águas de Joinville, ou ainda como profissionais autônomos.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone do Senai (47) 3441-7734 (WhatsApp).

Parceria com o Cepat proporciona auxílio para alunos

A novidade de 2023 é o apoio da Prefeitura de Joinville, por meio do Cepat, para o fornecimento de vale-transporte aos alunos dos cursos de Instalações Hidráulicas e de Pavimentação e Calcetaria.

O benefício será concedido aos participantes inscritos no CadÚnico e busca auxiliar quem mais precisa na obtenção de emprego e renda. No link há informações sobre o que é o CadÚnico, para quem o programa é destinado e como se inscrever.

Além do fornecimento de vale-transporte, o Cepat atua no programa Rede de Oportunidades como ponto de encontro entre as empresas contratantes e os profissionais preparados para preencher as vagas ofertadas. A Companhia Águas de Joinville orienta suas prestadoras de serviço a cadastrar novas vagas no Cepat, mantendo o banco de empregos sempre atualizado.