Adriano Silva apresenta prestação de contas da Prefeitura de Joinville na ACIJ

Publicada em 07/03/2023 às 09:48
Relacionado a: Gabinete do Prefeito - GAP

Na noite de segunda-feira (6/3), o prefeito Adriano Silva foi convidado para apresentar a prestação de contas da Prefeitura na Reunião do Conselho da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). O objetivo da apresentação foi detalhar as principais iniciativas de cada uma das Secretarias em 2022.

“A transparência é um dos grandes compromissos que assumi com os joinvilenses e este momento reforça nosso objetivo de permitir que a comunidade acompanhe o crescimento da cidade”, afirma Adriano.

O prefeito destacou números e ações das unidades focadas para em garantir o bom funcionamento da Prefeitura de Joinville, como Administração e Planejamento, Fazenda, Governo, Comunicação, Procuradoria e Controladoria, que atuam no suporte às demais Secretarias.

Na área de Gestão de Pessoas, foram realizados dois concursos públicos para a contratação de médicos e servidores da Educação, além da primeira edição do ExpoServir, um congresso para mais de 1 mil servidores com posição de liderança na Prefeitura.

Em 2022, a área da Saúde conquistou o melhor índice da história de Joinville no ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Com mais de 8 mil cirurgias, o município também atingiu seu melhor índice. O Hospital São José evoluiu no tratamento contra o câncer com a instalação de um novo acelerador linear.

Na Educação, o prefeito detalhou os projetos que estimulam o ensino e a aprendizagem, como o #SomosDigitais, com recursos tecnológicos nas unidades; o Trilhas da Educação, que viabiliza atividades no contraturno; o Viva Escola, que estimula o uso das unidades aos finais de semana; e a Gratificação por Resultados, que reconhece os servidores por meio da meritocracia.

A área de Infraestrutura Urbana destacou-se pela atividade das Unidades Regionais de Obras, que atenderam mais de 24 mil ordens de serviço. Também foi apresentado o programa permanente de limpeza de rios, canais e rede de drenagem e o planejamento de pavimentação, que contou com investimento superior a R$40 milhões.

A entrega de 1,5 mil certificados de conclusão de Regularização Fundiária foi o grande destaque da Habitação, que também atuou na desburocratização, digitalizando todo o processo de Cadastro Habitacional.

No ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente implantou a Lei de Diretrizes de Cursos D’água em Área Urbana Consolidada e o Plano Municipal de Arborização, além da regulamentação de autodeclaratório em diversos processos. No Programa Joinville Mais Bonita, que estimula o embelezamento da cidade, 42 praças e 395 estão adotados pela iniciativa privada.

A área de Segurança Pública avançou com a contratação de 44 novos Guardas Municipais, com a criação de um Plano de Contingência para situações climáticas adversas e com a implantação de uma Rota Segura de Alagamento. No Trânsito, foram feitos mais de 90 mil metros quadrados de sinalização viária e instaladas mais de 1,9 mil placas de sinalização.

A Assistência Social desburocratizou o acesso do benefício eventual, substituindo a entrega de cestas básicas por um cartão magnético, e ativou a Central de Atendimento do CadÚnico, com mais de 25 mil atualizações.

Os Jogos Estudantis de Joinville (Jeville), com mais de 5,5 mil participantes, foi uma realização de sucesso na área dos Esportes. Além disso, mais de 5,7 mil participantes aproveitaram o novo modelo do programa Movimenta Joinville.

Na área da Cultura e do Turismo, o grande destaque foi a realização do Natal Cultural, em parceria com o Instituto Natal Joinville e a parceria da iniciativa privada. Também foi detalhada a reabertura de espaços de memória e cultura, como o Museu Nacional de Imigração e Colonização.

Em 2022, a área de Pesquisa e Planejamento Urbano concluiu o Plano Diretor e conduziu a revisão do Plano Viário, além da modernização de instrumentos urbanísticos, desburocratizando os processos.

Criada no ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação foi marcada pela ativação do Espaço do Empreendedor, com mais de 10 mil atendimentos; a inauguração do programa O Farol, com mais de 100 projetos atendidos; a sanção do Código de Defesa do Empreendedor; e a implantação de projetos de apoio aos produtores rurais.

As atividades da Companhia Águas de Joinville foram direcionadas para o desenvolvimento de estratégias para a prevenção do desperdício de água tratada, a ampliação do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Espinheiros e o início das obras da ETE do Jardim Paraíso.

No ano passado, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville) conquistou 100% de conformidade em qualidade de gestão, desburocratizou os pedidos de aposentadoria e realizou mais de 2,2 mil atendimentos presidenciais.

“Tenho muito orgulho dos resultados que já conseguimos alcançar e vamos seguir trabalhando muito para que a nossa Joinville continue sendo a melhor cidade do Brasil para se viver e trabalhar”, destaca Adriano.

Para encerrar a apresentação, o prefeito apresentou projetos que estão em andamento na Prefeitura, como o parque linear Porto Cachoeira, a nova metodologia de construção de Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil com tecnologia modular e o Palácio das Orquídeas.