Ações do Maio Amarelo promovem educação no trânsito e cidadania nas escolas de Joinville

Publicada em 08/05/2023 às 17:44
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

Nesta segunda-feira (8), alunos dos terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, no bairro Jardim Paraíso, tiveram uma manhã de interatividade, diversão e informação com as atividades do projeto Trânsito e Cidadania.

A iniciativa é uma das ações da campanha Maio Amarelo, realizada pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), e tem o objetivo de levar às crianças dicas importantes para o cotidiano dos pedestres, ciclistas e motoristas.

“Percebemos que todas as vezes que trabalhamos intensamente a educação para o trânsito, temos redução significativa de acidentes. As crianças são agentes multiplicadores que incentivam os pais a se comportar corretamente, em um trânsito mais seguro”, afirma Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran.

As atividades do projeto Trânsito e Cidadania têm início ainda em sala de aula, com um bate-papo conduzido pela equipe da Eptran. Nesse momento, elas recebem materiais como cartilha, etiquetas retrorrefletivas, ilustração para colorir e camisetas para sorteio.

Após essa etapa, os alunos seguem para uma série de atrações realizadas em parceria com outros órgãos da Prefeitura e das forças de segurança.

Na Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, o circuito teve a presença da Eptran e do Movimento Pedala Joinville, que apresentou às crianças informações sobre uso de equipamentos de segurança e comportamento seguro dos ciclistas.

A equipe da Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria da Saúde (SES), levou aos estudantes informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. Os pequenos também puderam observar larvas do mosquito no microscópio e ouviram sobre os riscos oferecidos por animais peçonhentos como serpentes, aranhas e escorpiões.

Já a Defesa Civil, Unidade da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), apresentou sobre a importância do trabalho que oferece à sociedade na prevenção e enfrentamento de situações de risco, de calamidade e estado de emergência.

Para movimentar a turma, os integrantes da Guarda Municipal conduzem uma atividade com base no Muay Thai.

Em outro momento repleto de animação e interatividade, as crianças conhecem o interior de viaturas dos agentes de trânsito do Detrans e do ônibus utilizado como base móvel da Guarda Municipal. Também estiveram em exposição uma viatura da Polícia Civil e um caminhão de combate a incêndio e resgate dos Bombeiros Voluntários de Joinville.

O pequeno Arthur Cardoso, de 8 anos, aprovou a experiência e vai compartilhar seu aprendizado, em casa: “Gostei muito da aula de Muay Thai. Vou falar para os meus pais que precisa atravessar na faixa de pedestre e o que precisa ter equipamento nas bicicletas”.

Já a sua colega, Witória Ribeiro, gostou de visitar as viaturas da exposição. E completou: “Também aprendi sobre as faixas de pedestre e com quantos anos a criança pode andar no banco da frente dos carros”.