Ações do Departamento de Trânsito de Joinville alertam sobre os perigos de beber e dirigir

Publicada em 20/02/2024 às 11:25
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), realiza, durante esta semana, uma série de blitze educativas com a temática “Bebida e direção: uma mistura que não merece like!”.

Em diferentes ruas movimentadas da cidade, agentes de educação conversam com motoristas e distribuem material informativo para alertar que quem bebe não pode dirigir. A ação integra a programação da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo de Joinville, realizada de 19 a 25 de fevereiro.

A primeira ação educativa da Eptran ocorreu na segunda-feira (19/2), no fim da tarde, em frente ao Mercado Público, nos semáforos da rua Abdon Batista e dos dois sentidos da avenida Paulo Medeiros. Motoristas foram abordados pelos agentes educativos que explicam que bebida e direção não podem andar juntas.

Um dos motoristas abordados e que recebeu o material educativo enquanto esperava o semáforo de trânsito abrir foi o aposentado Wilson Eggers. “É muito bom que a cidade realize campanhas como essa, são sempre bem-vindas porque estão protegendo a vida das pessoas. Se beber não pode dirigir, é um crime”, afirma Wilson.

Outro motorista que recebeu material da campanha foi o Alexandre. “É muito perigoso beber e dirigir, é causa de acidente. Eu não bebo nenhum tipo de bebida alcoólica, mas tem muita gente que bebe e dirige. Bebida e direção não combinam mesmo, vocês estão de parabéns com essa campanha”, diz o caldeireiro Alexandre Azevedo.

A campanha “Bebida e direção: uma mistura que não merece like!” da Eptran conta com o apoio da Guarda Municipal, agentes de trânsito, ONGs, associações e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

“Infelizmente, na última década, tivemos um aumento muito grande do número de óbitos no trânsito com pessoas embriagadas. As pessoas precisam ter consciência de que álcool e direção podem custar as nossas próprias vidas e de outros. Quando me envolvo em um acidente e fiz uso de álcool, deixar de ser acidente, é crime”, alerta a gerente da Eptran, Melissa Puertas.

Dirigir sob influência de álcool ou recusar-se a fazer o teste de medição do teor alcoólico é infração gravíssima, com recolhimento da carteira de habilitação, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Pode configurar crime de trânsito com pena de detenção de seis meses a 3 anos.

A Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo é realizada pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), com apoio da Prefeitura de Joinville e conta com uma programação que envolve diversas secretarias do executivo municipal. A semana foi instituída pela Lei 8.973, de autoria do vereador Luiz Carlos Sales e sancionada pelo prefeito Adriano Silva em julho de 2021.

Confira as próximas datas e locais das ações

20/2, terça-feira, das 11h30 às 12h30, na rua XV de Novembro
21/2, quarta-feira, das 14h30 às 16h, em frente à Tupy