Ação na travessa Dr. Norberto Bachmann conscientiza sobre a importância de reciclar o lixo

Publicada em 17/08/2022 às 16:03
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Para marcar o Dia do Lixo Zero, celebrado nesta quarta-feira (17/8), uma intervenção ocorre até às 18h, na travessa Dr. Norberto Bachmann, região central de Joinville.

A ação é uma iniciativa do Coletivo Joinville Lixo Zero, em parceria com a Belliville Sucatas e Transporte de Resíduos Industriais e com a Prefeitura de Joinville. O objetivo é despertar a atenção das pessoas para a importância da reciclagem em toda a cadeia que movimenta esse segmento.

Para demonstrar isso, seis fardos de materiais recicláveis estão expostos na intervenção. O material, que um dia foi lixo e agora foi transformado em mercadoria de valor, possui cerca de 550 quilos e valor comercial estimado em R$ 1,3 mil.

Na ação, membros do Coletivo Lixo Zero, formado por empresas, entidades e profissionais liberais, estão à disposição do público para fornecer dicas e informações a respeito da destinação correta dos resíduos, prática que começa em casa, com a separação do lixo que não é lixo.

De acordo com indicadores da Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (SAMA), neste ano, apenas 4,58% dos resíduos domiciliares da cidade foram destinados à coleta seletiva. Ou seja, das cerca de 72 toneladas de resíduos domiciliares, apenas 3,3 toneladas foram captadas pela coleta seletiva.