Abertura dos Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville reúne atletas e tem eleição do rei e da rainha do evento

Publicada em 14/10/2022 às 16:56
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Na tarde desta sexta-feira (14/10), no Ginásio Abel Schulz, ocorreu a abertura dos 29º Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville. As competições estão programadas de 17 a 27 de outubro, em diversos locais da cidade. O evento é realizado pela Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura.

Competem nos Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville cerca de 300 atletas de 21 grupos do município. Os jogos contam com as seguintes modalidades: canastra, dominó, general, truco, bocha, beach tennis, voleibol master, voleibol adaptado, dança de salão e dança coreografada em equipe.

“Estamos felizes com a grande participação dos grupos de Joinville e também pelo apoio dos familiares. Desejamos a todos uma excelente competição e que deem o seu melhor”, afirma o secretário de Esportes, André Mattos.

Presente na cerimônia, o prefeito Adriano Silva parabenizou todos os atletas pelo entusiasmo que demonstraram no desfile de abertura.

“Somos muito gratos pela energia e alegria de vocês. E por dividirem a experiência de vocês com a gente. Que esses momentos de confraternização entrem para a memória de todos. Que possam aproveitar esses jogos com amizade, harmonia e também competitividade”, disse o prefeito.

Um dos atletas participantes é Pedro Albino de Lima, de 80 anos. Ele jogará canastra pelo Grupo de Terceira Idade Arco-Íris B. “Eu participo de competições desde 2000. Isso nos deixa mais alegres, mais para cima!”, garante o atleta.

Concurso elege Rainha e Rei dos Jogos

Após a cerimônia de abertura dos jogos, foi realizado o Concurso da Realeza 2022. Vestidos com trajes sociais, eles desfilaram ao som de músicas que escolheram, com muita animação e elegância. Um dos candidatos a competir foi Sidnei José Gomes, da Adipros. Sidnei é deficiente visual e competiu ao lado de uma guia. Entre os jurados, estavam a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin e a Miss Joinville 2022 Milena Calegari.

A rainha escolhida pela comissão julgadora foi Hilda Werlich, do grupo CCMI2. Aos 72 anos, a ex-costureira, natural de Rio do Sul, estava emocionada com o resultado.

“Foi meu aniversário ontem e esse foi meu presente. Foi maravilhoso participar e viver esse momento”, comemora a rainha. Ela ainda vai competir nos jogos na canastra.

Maria de Oliveira May, do grupo Imaculada Conceição A ficou com o título de 1ª princesa e o título de 2ª princesa coroou Julita Tomio, da AAPJ.

Entre os candidatos masculinos, a faixa e a coroa de rei ficaram com Valmor Passos da Silva, do grupo Alvorada Amarelo. Ele levantou a plateia ao sambar durante seu desfile. Aos 85 anos de idade, foi a primeira vez que o aposentado participou do concurso.

“Estou muito emocionado, não esperava ganhar, foi uma surpresa muito grande. Esses jogos são pura alegria”, afirma o eleito.

O 1º príncipe foi o candidato Rui Giesel, do grupo CCMI1 e o título de 2º príncipe ficou com Hermínio Oliveira, do grupo Imaculada Conceição A.