Abertura da programação do Maio Amarelo é nesta quarta-feira em Joinville

Publicada em 02/05/2023 às 18:01
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

Na quarta-feira (3/5), às 9h, ocorre a abertura do Maio Amarelo, mês em que são reforçadas as campanhas de prevenção e conscientização no trânsito. A cerimônia será na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), na rua Caçador, 112. As ações do Maio Amarelo em Joinville são realizadas pela Escola Pública de Trânsito do Detrans (Eptran) da Prefeitura, que, durante todo ano, desenvolve trabalhos voltados à conscientização e educação de motoristas, ciclistas e pedestres.

Desde 2021, mais de 29 mil pessoas foram impactadas pelas campanhas da Eptran. Nesse período, os agentes da Eptran estiveram em 59 unidades escolares, realizando ações de educação e conscientização para mais de 14 mil alunos. As palestras e reuniões atingiram um público de mais de 1.640 adultos.

Um dos trabalhos realizados pela Eptran é a blitz educativa para orientar ciclistas e distribuir sinalizadores para bicicletas. Só no ano passado, foram feitas 19 blitzes educativas para esse meio de transporte, com distribuição de 2,4 mil kits sinalizadores.

Se comparada a quantidade de acidentes envolvendo ciclistas nos três primeiros meses do ano passado com o primeiro trimestre deste ano, também percebe-se uma redução. Em 2022 foram 201 acidentes no período e em 2023, 169.

De abril de 2022 a março de 2023, foram distribuídas cerca de 30 mil etiquetas retrorrefletivas, por meio de blitzes educativas, passeios ciclísticos e atividades nas escolas da rede de ensino do município.

“O Detrans, por meio da Escola Pública de Trânsito, tem realizado diversas ações educativas com a participação das Forças de Segurança da cidade e entidades organizadas. Acreditamos naquela máxima que diz que é preciso educar para não precisar punir”, afirma o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

Blitz educativa na avenida Getúlio Vargas

Além da cerimônia de abertura, o Maio Amarelo em Joinville também terá, nesta quarta-feira (3/5), uma blitz educativa voltada para condutores de carros, motos e bicicletas. A ação será às 17h, no final da avenida Getúlio Vargas.