Abertas as inscrições para a 2ª Audiência Pública de apresentação do Plano Viário de Joinville

Publicada em 20/10/2022 às 18:17
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR, Secretaria de Administração e Planejamento - SAP

Até o dia 2 de novembro (quarta-feira), ou enquanto houver vagas, a Prefeitura de Joinville está com inscrições abertas para a 2a Audiência Pública de Revisão do Plano Viário do município. O encontro será no dia 3 de novembro (quinta-feira), às 19h, no Bourbon Joinville Convention Hotel (rua Visconde de Taunay, 275 – Centro). O local tem capacidade para 400 participantes.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link, onde também está disponível o Relatório 7 – Síntese do Plano Viário para consulta.

Na 2a Audiência Pública, o Consórcio Nippon Koei LAC – TIS, contratado para a elaboração do Plano Viário de Joinville, fará a apresentação do estudo e os resultados obtidos. Após a explanação, o público poderá fazer perguntas.

A elaboração do Plano Viário de Joinville iniciou em dezembro de 2019, e ocorreu por meio de estudos de tráfego e transportes, visando a revisão e atualização das partes integrantes do Plano Diretor de 1973.

O estudo é um instrumento de planejamento urbano que está subordinado às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, ao Plano Diretor e ao Plano de Mobilidade do município, sendo que a atual revisão contempla ações de planejamento de curto, médio e longo prazos para a malha viária do município, até 2050.

Diagnóstico atual

Entre os dados apresentados pelo novo Plano Viário, está uma pesquisa realizada ao longo de 30 dias, período em que foram registradas mais de 17 milhões de viagens (deslocamentos) no município.

A pesquisa também aponta que, considerando um dia típico em Joinville, são realizados cerca de um milhão de deslocamentos dentro do município.

Essas viagens são predominantemente feitas por transporte individual motorizado, representando 53,7%; seguido de transporte ativo (veículos de propulsão humana como bicicletas), com 30,9%; e, por fim, transporte coletivo, com 15,4%.

Em relação aos descolamentos para fora de Joinville, 13% ocorrem para cidades da região Norte e Nordeste Catarinense. Já as viagens para outros municípios de Santa Catarina e do Paraná correspondem a 18%.