ABC Esporte Clube vence primeiro jogo do 43° Copão Kurt Meinert

Publicada em 09/05/2022 às 10:32
Relacionado a:

Na tarde deste sábado (7/5), Unidos do Morro do Meio e ABC Esporte Clube disputaram a primeira partida da 43° edição do Copão Kurt Meinert, considerado um dos mais tradicionais campeonatos de futebol amador de Santa Catarina. O ABC Esporte Clube levou a melhor, com o placar de 1 x 0.

O Unidos do Morro do Meio tem a responsabilidade de manter o título de campeão, conquistado na última edição, em 2019.

“A nossa expectativa é grande. Montamos uma equipe bem competitiva para tentar chegar a final e ser campeão novamente”, conta Lourival Prates de Jesus, mais conhecido como Buiu, técnico do Unidos do Morro do Meio.

Representando o bairro Ullysses Guimarães, o ABC Esporte Clube também tem história no Copão, ao conquistar título da recopa em anos aneriores. O ABC marcou, ainda no primeiro tempo, quando o camisa 11, Jeferson Vieira, ficou cara a cara com o goleiro da equipe adversária.

“Toda a equipe, inclusive a comissão técnica está bem focada no Copão. Participamos todos os anos e sabemos que não é fácil alcançar nosso objetivo que é o primeiro lugar. Mas é jogo a jogo, para garantir os três pontos”, afirma Luiz Alberto, técnico do ABC.

Este ano, a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville, responsável por organizar o Copão, teve 54 equipes inscritas.

Para o secretário de Esportes, André Mattos, o Copão fortalece o futebol amador joinvilense.

“O evento impacta em todas as regiões da cidade, então para a gente é motivo de muita satisfação essa retomada. É também a oportunidade das pessoas mostrarem o seu futebol”, comenta o secretário.

Troféu homenageia José Mira

Como ocorre tradicionalmente, uma personalidade esportiva é homenageada com o nome no troféu.

Este ano, o homenageado é o radialista José Mira, cronista e comentarista esportivo com 50 anos de trabalho dedicado ao esporte catarinense, principalmente ao joinvilense.

Mira foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc) e atualmente é vice-presidente regional (Joinville) da associação.

Partidas classificatórias e eliminatórias

O sistema de disputa do campeonato, neste ano, é composto por duas fases classificatórias. A partir das oitavas de final, os jogos são eliminatórios.

Na primeira fase, as 54 equipes estão divididas em 13 grupos. Avançam o 1º e 2º de cada grupo com quatro equipes e o 1º, 2º e 3º de cada grupo com cinco equipes.

Ao todo, 28 times, em sete grupos, disputam a segunda fase. Classifica o 1º e 2º da cada grupos e os dois melhores 3º lugares geral.

Nas oitavas de final são quatro confrontos eliminatórios. Os vencedores em cada jogo avançam para as quartas de final. Quem vencer vai para as semifinais. Os primeiros colocados das semifinais disputam a final e os perdedores das semifinais disputam o 3º e 4º lugar.

A tabela com os jogos do fim de semana é divulgada na quarta-feira anterior e publicada no site da Prefeitura de Joinville.

As inscrições para o 2º Copão Kurt Meinert Feminino abrem em junho.