Na manhã desta segunda-feira (14), as regiões atendidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão seguem com o abastecimento em recuperação.
Após a finalização das obras na ETA, o retorno do abastecimento é gradativo, com a previsão de normalização em bairros mais distantes e áreas mais altas para hoje. Por isso, o consumo consciente ao longo do dia é fundamental até que ocorra a normalização por completo do sistema.
Na maior parte dos bairros atendidos pela estação, o abastecimento já normalizou. Mas há reservatórios que não atingiram mais de 50% de reservação, o que pode ocasionar, conforme o consumo de água, impacto no abastecimento ao longo do dia. Isso pode ocorrer, por exemplo, nos bairros Boa Vista, Bucarein, Parque Guarani e Ulysses Guimarães.
No domingo (13/7), a ETA Cubatão suspendeu suas operações para permitir a instalação de duas válvulas em bombas de recalque e para a desativação do trecho de uma adutora de 700 mm dentro do terreno da estação. Os serviços tiveram início às 4h da madrugada e foram concluídos às 10h.
Diferentemente das redes de energia, a normalização do abastecimento de água não ocorre de forma imediata porque é necessário tempo para que a água seja levada até os reservatórios e, de lá, seja direcionada aos imóveis através das redes de distribuição.
Todo o processo é gradativo também para que a pressão interna nas tubulações seja adequada e o risco de rompimentos de rede seja reduzido.
Com a conclusão desta etapa, a Águas de Joinville tem apenas mais uma parada programada para as obras de modernização. Além das bombas de captação, retrolavagem e de recalque, que serão substituídas por sistemas de bombeamento automatizados e mais eficientes, o sistema de filtros também está sendo modernizado e uma nova subestação de energia está sendo construída.