O ano letivo de 2026 teve início nesta quinta-feira (5/2) para cerca de 80 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville. Em 166 Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), os estudantes foram recepcionados por professores e equipe de servidores com entusiasmo e alegria.
Na Escola Municipal João de Oliveira, no bairro Fátima, alguns alunos e familiares já aguardavam antes das 7h na entrada da unidade. A dona de casa Francine Cristina Tissi, de 35 anos, acompanhou o filho Davi Otávio, de 9 anos. É o terceiro ano do estudante na escola, mas a primeira vez no turno da manhã.
“Devido a algumas mudanças no horário de serviço, mudei ele para a manhã. Então, ontem a rotina foi bem diferente, tivemos que dormir mais cedo, organizar o uniforme e hoje tomar café mais cedo. A gente precisou se adaptar um pouquinho”, conta a mãe.
A aluna Vitória Kisha Costa de Souza, de 14 anos, encontrou os amigos logo na entrada da escola e já começou a se atualizar das novidades. Ela está empolgada com a chegada ao 9º ano, o último na escola municipal.
“Eu já estava sentindo saudades dos meus amigos porque a gente tem um conjunto muito legal de amizade, em que conseguimos nos ajudar muito em sala de aula. Estava ansiosa e na expectativa de voltar para a escola, querendo conhecer muitas coisas novas”, explica.
Unidades e servidores preparados para o início do ano letivo
A recepção dos alunos foi diferente na escola João de Oliveira, que contou com a presença do prefeito Adriano Silva e do secretário de Educação Diego Calegari. Eles receberam os estudantes e familiares e na sequência inauguraram as obras de reforma e ampliação da unidade. Segundo o prefeito, foi muito bom ver a alegria dos pais e das crianças retornando para as salas de aula.
“Muitas das nossas escolas foram reformadas, ampliadas, com novos espaços, com muita novidade para receber os quase 80 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Sejam muito bem-vindos, estamos com nossos servidores, que são extremamente talentosos, preparados para transformar a vida dessas crianças e jovens”, ressalta o prefeito.
O secretário de Educação, Diego Calegari, também explicou que a Secretaria de Educação se preparou ao longo dos últimos dias para que todas as unidades escolares e os servidores estivessem prontos para o início do ano letivo.
“Estamos de braços abertos para receber todos os nossos alunos nessa educação que muito nos orgulha. Nesta semana, tivemos uma organização com os diretores, uma reunião com os professores, ou seja, as equipes estão preparadas para que a gente comece o ano letivo para receber os alunos e começar as atividades letivas”, aponta.
Com início nesta quinta-feira, o ano letivo continua até 18 de dezembro em toda a Rede Municipal de Ensino, com a parada para o recesso escolar entre os dias 20 e 31 de julho.