5º Pianístico de Joinville promove concertos gratuitos de piano em teatros e espaços públicos da cidade

Publicada em 29/03/2023 às 13:17
Relacionado a:

A partir desta quarta-feira (29/3), Joinville torna-se referência para o piano, com a abertura do 5º Pianístico. O evento irá promover 22 concertos, com 16 atrações e artistas de cinco nacionalidades. As apresentações são gratuitas e ocorrem até domingo (2/4).

O destaque do festival é para os concertos em espaços públicos. Um palco será montado na Praça Dario Salles, no Centro de Joinville, para receber apresentações na quinta e na sexta-feira (30 e 31/3). Na quinta, o brasileiro Luiz Otávio une-se aos holandeses do Mike Del Ferro Trio para se apresentar no espaço; enquanto na sexta (31/3), é a vez dos brasileiros Mari Kerber & Daniel Grajew. Os concertos iniciam às 19 horas e são abertos ao público.

Para os concertos que ocorrem em espaços com lugares marcados, como o Teatro Juarez Machado, a Sociedade Harmonia Lyra e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, é necessário reservar ingresso pelo site Enjoy Ticket. Alguns espetáculos, como a noite de abertura com a pianista Maíra Freitas, já estão com os ingressos esgotados.

Mesmo os joinvilenses que não conseguirem comparecer a um dos concertos poderão ser surpreendidos pela música ao visitar algumas lojas, cafés e restaurantes. Pianistas de Joinville e região estarão nestes lugares executando peças eruditas e canções populares, como parte da proposta Pianos pela Cidade. A ação ocorre de quarta-feira a sábado, em sete locais diferentes.

Além dos concertos, o Pianístico também oferece atividades paralelas aos espetáculos musicais. A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, unidade da Secretaria de Cultura e Turismo, irá receber workshops gratuitos relacionados à prática musical, com aulas ministradas por pianistas brasileiros e estrangeiros participantes do evento. Os interessados devem se inscrever também no site Enjoy Ticket.

O Pianístico de Joinville é promovido por meio de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura. Ele conta com o apoio cultural da Prefeitura de Joinville e faz parte do calendário de eventos anuais do município. A programação completa pode ser acessada em pianistico.com.br.