Em mais uma ação de fortalecimento do sistema habitacional do município, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), selecionou mais 37 famílias inscritas no Cadastro Habitacional, que irão receber a sua casa própria no Conjunto Habitacional Cubatão II, no bairro Cubatão.
A seleção é feita de acordo com critérios como renda bruta mensal dos titulares da família; situação profissional; famílias com crianças, idosos, e pessoas com deficiência; situação de moradia; tempo de moradia; outros riscos e vulnerabilidade.
Nesta terça-feira (5), os novos contemplados foram recebidos na Secretaria de Habitação e participaram do sorteio onde cada um teve a oportunidade de escolher a posição e a cor da casa que, em breve, será o tão sonhado lar.
“Eu nem acreditei quando fui chamada. Chorei muito de alegria. Faz tempo que pagamos aluguel e é bem difícil. A felicidade é tão grande que não tem nem o que explicar”, conta Gorete Martins de Lima, que atualmente mora no bairro Aventureiro com seu marido, e os filhos de 17 e 8 anos de idade.
Tomada pela alegria, a dona de casa Maria Luísa de Oliveira teve a ajuda da filha de seis anos em um momento especial. A pequena Cristina escolheu a casa cor-de-rosa para ser o novo lar da família, onde também vão residir os outros dois irmãos, um de nove anos e o mais velho de 16 anos, que é uma pessoa com autismo.
“Fiquei emocionada sabendo que agora vou ter a minha própria casa”, afirma Maria Luísa.
Após o sorteio, as famílias contempladas foram atendidas pela equipe da Companhia Águas de Joinville (CAJ) que providenciou o cadastro para a ligação da água em cada unidade habitacional. Além disso, as famílias contempladas pela tarifa social de água também puderam se cadastrar e solicitar o benefício.
Trabalho social
Após escolherem as suas casas e passarem pela etapa de formalização contratual, os 37 novos contemplados vão participar da atividade de trabalho social que será realizada pela Sehab, neste sábado (9), das 8h às 12h, no Centro de Atendimento ao Cidadão.
Junto com a equipe da Unidade de Acolhimento Social da Sehab, participam profissionais da Secretaria da Saúde (SES), da Secretaria de Assistência Social (SAS), da Guarda Municipal e CAJ.
Durante a manhã, os futuros moradores receberão informações técnicas sobre as casas (questões referentes à parte elétrica, hidráulica, manutenção e garantias); informações sobre acessos aos serviços públicos de saúde e assistência social; segurança pública; além de dicas sobre convivência e relacionamento com vizinhos e a comunidade.
As crianças também são bem-vindas e, durante o evento, serão conduzidas pela equipe de assistência social da Sehab em uma atividade especial.
“Tudo isso que é apresentado é muito importante para que inicie o relacionamento entre os vizinhos, e para que, além de uma casa, a gente consiga inserir cada família naquela localidade de forma tranquila. Isso é muito importante para o trabalho social”, destaca Tereza Couto, secretária de Habitação de Joinville.
Casas entregues prontas para morar
A entrega das 37 novas casas será feita nos próximos dias, em evento a ser realizado no Conjunto Habitacional Cubatão II, com a presença do prefeito Adriano Silva, moradores, familiares e comunidade.
Cada morador receberá as chaves da sua casa que estará totalmente pronta para morar, inclusive com os serviços de água e luz. Com essas novas casas, a Prefeitura de Joinville alcança 114 unidades entregues do Conjunto Habitacional Cubatão II, que terá, ao todo, 153 casas pré-fabricadas. É o maior conjunto habitacional já construído pelo município desde o final da década de 1990.
As unidades custam de R$123 mil a R$137 mil, com subsídios que podem chegar a até 85% do valor do imóvel. Vale destacar que os financiamentos são realizados diretamente com a Secretaria de Habitação de Joinville, sem intermédio de instituições financeiras.
As pessoas que desejarem atualizar os seus dados ou realizar a inscrição no Cadastro Habitacional da Secretaria de Habitação de Joinville podem acessar o portal de Autosserviço da Prefeitura de Joinville.
Outras informações sobre o Cadastro Habitacional, tais como documentos necessários e quem pode se inscrever, estão disponíveis no link.