30ª edição dos Jogos de Integração da 3ª Idade movimenta grupos em Joinville

Publicada em 17/08/2023 às 18:36
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Está aberta a 30ª edição dos Jogos de Integração da 3ª Idade de Joinville. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (17), no Ginásio Abel Schulz, com a presença das 19 equipes que participam das competições. Além do “juramento do atleta” repetido pelos competidores e a entrada das equipes, o fogo simbólico foi aceso. O público cantou junto com o Coral da Univille.

“Promover os Jogos da Integração da 3ª Idade é fundamental para esse envolvimento social nessa fase da vida que é tão importante. Muitas vezes existe o isolamento social e dessa forma eles conseguem fazer novas amizades, criar novos vínculos e trazer mais qualidade de vida no dia a dia”, diz o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

É justamente esse um dos objetivos da competição que promove momentos de convivência sócio-culturais e esportivas. Além de possibilitar lazer, entretenimento e estimular a prática esportiva e a valorização dos idosos.

A programação vai até setembro com jogos de mesa (canastra, truco, general e dominó), jogos de bocha e concurso de dança. Participam pessoas a partir de 55 anos de idade. Os melhores classificados nas etapas classificatórias representarão Joinville nos Jogos Abertos da 3ª Idade (JASTI), realizados pela Fundação Catarinense de Esporte.

“Os jogos incentivam a realização de atividade física e é muito importante quando os idosos se mantêm ativos. Os participantes adoram conviver com os outros grupos”, conta Caroline Rodrigues, secretária de Esportes de Joinville.

A etapa dos jogos de mesa começa na segunda-feira (21) e vai até sexta-feira (25/8), na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville (R. Jaraguá, 725 – América).

Os jogos de bocha serão realizados de 28 de agosto a 1º de setembro, na cancha de bocha da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (ASPMJ), na rua José Elias Giuliari, 316, Boa Vista.

Concurso da Realeza

Todos os anos, a organização dos Jogos de Integração da 3ª Idade de Joinville realiza o Concurso da Escolha da Rainha e do Rei. Nesta edição, 10 mulheres e 7 homens participaram representando seus grupos. Antes do desfile começar, a expectativa já era grande.

Entre as candidatas estava Julita Tomio, de 82 anos, da Associação de Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ). “Quando a gente era jovem, não teve essa oportunidade, e agora a gente não pode perder. Aos 82 anos participar, é muito bom”, conta. Ela também compete nos jogos. “Eu disputo canastra, dominó e esse ano quero ir pra bocha. É uma alegria enorme participar, se eu ficar em casa, tenho depressão, então tenho que sair”, explica.

Depois dos desfiles dos candidatos a rainha e rei, a organização contabilizou as notas dos jurados. A faixa de rainha da 30ª edição dos Jogos de Integração da 3ª Idade de Joinville ficou com Neila Pereira da Silva, 66 anos, do Grupo Maturidade Univille.

“Quando eu ouvi meu nome, não acreditei. Escutei novamente e comecei a rir. É uma alegria, eu não esperava o resultado. É uma realização, quando eu era nova nunca participei”, diz Neila.

A primeira princesa escolhida pelos jurados foi Eva Oliveira Dezidério Borges, 61 anos, do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI 1). A segunda princesa foi Julita Tomio, da AAPJ.

Entre os candidatos, a coroa de Rei ficou com Wilson Tomaschitz, 75 anos, do Grupo Alvorada Azul. “Jamais esperava isso aí. Estava com muito nervosismo, foi uma emoção só, bateu a choradeira”, conta. Ele participa dos jogos há muitos anos com peteca, dominó e canastra. “Eu nunca parei, sempre pedalei, fiz atletismo, e hoje no grupo continuo no esporte enquanto eu tiver saúde”.

A faixa de primeiro príncipe foi entregue para Francisco Carlos Pacheco, 60 anos, do grupo de Convivência Coração de Mãe. O segundo príncipe desta edição é Tiago Patrício Paulo, 81 anos, do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI 2).