Joinville sedia o Campeonato Sul-Americano de Badminton 2021

Publicada em 01/12/2021 às 18:14
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Após o Campeonato Sul-Americano de Parabadminton, que aconteceu no fim de semana, e as finais dos jogos por equipes Sub-19, começou na manhã desta quarta-feira (1/12), em Joinville, o Campeonato Sul-Americano de Badminton 2021. Até domingo (5/12), 208 atletas (145 brasileiros e 63 estrangeiros) participam de disputas no Ginásio da Univille.

Segundo o secretário de Esportes de Joinville, André Mattos, o evento coloca a cidade no cenário internacional de competições. “Além disso, fomenta o badminton em Joinville. Em abril de 2022, realizaremos no município o Brasileiro de Badminton. E já estamos começando com o programa de iniciação e capacitação dessa modalidade na cidade”, afirma o secretário.

O prefeito Adriano Silva, presente na abertura do evento, ressalta a importância de Joinville sediar um campeonato desse porte. “Nossa Secretaria de Esportes tem sido muito proativa em trazer eventos como esse para Joinville. Agora, precisamos trabalhar nossas categorias de base”, diz o prefeito.

Um dos atletas participantes do Campeonato Sul-Americano de Badminton é Francielton Renan Rocha Farias, de 24 anos. O piauiense começou a praticar o esporte aos 10 anos. “É uma coisa que mudou minha vida. Integro a seleção brasileira, sou medalhista dos jogos Pan-americanos de Lima e jogarei o Mundial, na Espanha”, relata o atleta.

Francielton garante que o esporte está crescendo bastante no país. “Os campeonatos ocorrem em cada polo do país justamente para expandir a modalidade. Hoje, quando falamos para alguém que jogamos badminton, as pessoas já sabem do que se trata”, comemora Francielton.

Outro destaque do esporte é a atleta olímpica Fabiana da Silva, de 33 anos. Ela está no Sul-Americano em Joinville como treinadora da equipe brasileira, mas tem um currículo vitorioso dentro das quadras. É medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, e participou das Olimpíadas de Tóquio, este ano.

“O badminton é um esporte muito inclusivo, para todas as idades, abraça todo o público. É bem dinâmico e divertido e queima muitas calorias, porque você corre bastante, nunca está parado. Vale a pena conferir, dar uma experimentada!”, recomenda a atleta.

O Campeonato Sul-Americano de Badminton 2021 é uma realização da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e da Confederação Sudamericana de Badminton (CONSUBAD), com apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville e da Federação Catarinense de Badminton.

As partidas são abertas ao público, com a entrada gratuita. É preciso levar o comprovante vacinal. O calendário dos jogos pode ser conferido no link bit.ly/SulAmericanoBadminton.