10 mitos e verdades sobre a dengue

Publicada em 30/06/2021 às 09:10
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Vigilância Ambiental - SES.UVS.VAM

Desde o início do ano, Joinville registrou mais de 14 mil casos de dengue, a maioria de pessoas contaminadas dentro do município. Equipes da Secretaria da Saúde acompanham a evolução dos casos para definir o cronograma do trabalho que é realizado diariamente em vários pontos da cidade.

Entretanto, o apoio da população é fundamental. O pedido é que seja realizada a vistoria semanal nos terrenos e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Para auxiliar os moradores, a Prefeitura de Joinville preparou uma lista com as 10 principais dúvidas relacionadas à doença.

1) Durante o inverno é possível reduzir os cuidados com a dengue.

MITO – Com as temperaturas mais baixas, a circulação do mosquito Aedes aegypti diminui, mas não deixa de existir. Além disso, os ovos depositados em criadouros podem resistir por mais de um ano e eclodir na presença de condições climáticas favoráveis, reiniciando o ciclo de vida do mosquito.

2) A dengue pode ser contraída mais de uma vez.

VERDADE – Existem quatro sorotipos do vírus da dengue, sendo que dois deles circulam em Joinville. Ao contrair a dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele tipo, mas não para os outros. As formas mais graves da doença podem se manifestar tanto na primeira infecção como, também, na reincidência da doença.

3) O uso de inseticidas nos ambientes é suficiente para eliminar o Aedes aegypti.

MITO – Inseticidas podem ajudar a espantar o mosquito dos ambientes, mas não impede que o inseto se aproxime das pessoas. Por isso, é recomendável a aplicação de repelente principalmente nas pernas e braços, áreas mais expostas e de alcance do mosquito. Vale lembrar que nas crianças os repelentes devem ser utilizados de acordo com orientação médica. Entretanto, para combater efetivamente o mosquito, a dica é eliminar todos os objetos que podem ser possíveis criadouros.

4) Existe vacina contra a dengue.

VERDADE – Neste momento a vacina é oferecida na rede particular e só pode ser tomada por pessoas que já tiveram a doença e em uma faixa etária específica.

5) Rios, córregos e riachos podem ser criadouros do mosquito.

MITO – O mosquito Aedes aegypti não coloca os ovos em água corrente. Mas lixo, recipientes e pneus descartados nas margens de rios e córregos podem acumular água limpa e se tornar criadouros do mosquito e, por isso, é importante manter a limpeza nesses locais. As piscinas também não são ambientes propícios para a colocação de ovos, desde que estejam com a água devidamente tratada.

6) Nenhum medicamento cura a dengue.

VERDADE – Não existe nenhum antiviral que cure a dengue. Quando a pessoa é diagnosticada com a doença, os sintomas como dores musculares podem ser tratados com analgésicos como paracetamol ou dipirona, na dose recomendada pelo médico. Por outro lado, deve-se evitar o uso de medicamentos como AAS e anti-inflamatórios como diclofenaco, nimesulida e cetoprofeno.

7) Colocar água sanitária na água ajuda a eliminar as larvas do mosquito.

MITO – A água sanitária evapora rapidamente e não elimina as larvas. Os produtos capazes de eliminar as larvas são o hipoclorito de sódio ou o cloro. Vale lembrar que os recipientes, potes de alimentos de animais devem ser bem escovados. Locais como calhas, ralos e caixas de passagem devem ser protegidas com tela.

8) Hidratação ajuda a curar a dengue.

VERDADE – A hidratação é fundamental para o tratamento da doença e, por isso, é recomendável a ingestão abundante de líquidos como água, água de coco, chás naturais e o soro caseiro. A dengue causa saída de água de dentro dos vasos sanguíneos para outras partes do organismo, podendo causar queda de pressão, líquidos no pulmão ou abdômen, bem como sobrecarga nos rins.

9) Em lugares altos não é preciso se preocupar com o mosquito Aedes aegypti.

MITO – Embora o raio de voo do mosquito seja baixo, cerca de 1,5 metro de altura, ele pode ser levado para locais mais altos com a ajuda do vento ou, até mesmo, ao pousar em roupas e outros objetos.

10) O combate ao mosquito Aedes aegypti é a melhor forma de prevenção da dengue.

VERDADE – E a maneira mais efetiva de evitar a proliferação do mosquito é eliminar o acúmulo de lixo e proteger locais que podem virar possíveis criadouros, tais como vasos de plantas, tampas e garrafas plásticas, bromélias, piscinas sem uso e sem manutenção, pneus, caixas d’água, pequenos recipientes, entre outros.