10 dicas para eliminar os criadouros do mosquito da dengue em residências

Publicada em 27/04/2022 às 17:07
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

O mosquito Aedes aegypti pode transmitir doenças como dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela. A Vigilância Ambiental de Joinville alerta que as , conforme apontou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Eliminar os criadouros do inseto em casas e quintais, é a melhor estratégia para evitar essas doenças.

No link, está disponível o modelo de um cartaz com orientações de como erradicar criadouros do mosquito em residências. Como os mosquitos procuram locais com água limpa e parada para depositar os ovos, é preciso seguir as seguintes instruções para realizar vistorias em residências:

1 – Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros. Objetos que não podem ser eliminados, devem ser limpos e bem vedados com tampa ou tela de proteção.

2 – Coloque tela de proteção na ponta do ladrão da caixa d’água para que o mosquito não entre pelo orifício e mantenha a caixa d’água com a tampa vedada.

3 – Retire a água acumulada na laje. Mantenha as calhas para água da chuva desentupidas.

4 – Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as uma vez por semana. Utilizar uma capa com cobertura não impede os focos do mosquito.

5 – Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva.

6 – Coloque latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados, antes de descartá-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento.

7 – Lave, com escova, os potes de comida e de água dos animais domésticos uma vez por semana, no mínimo.

8 – Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda. Plantas como bromélias acumulam água e por esse motivo merecem atenção especial. Troque, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lave a parte interna do vaso com escova.

9 – Vede a tampa da caixa de passagem com tela de proteção para evitar o acúmulo de água.

10 – Bloqueie o cano de sustentação da antena parabólica para que não acumule água no interior.