Vacinar-se contra gripe de 17/04 até 09/06/2017

Aconteceu de 17/04/2017 até 09/06/2017

Entre os dias 17 de abril e 9 de junho de 2017 prazo indeterminado12 acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Saiba como se vacinar em Joinville (SC).

2 Esclarecimento em 12/06/2017: a campanha de vacinação foi finalizada em 09/06/2017, após o término de estoque da vacina.

1 Esclarecimento em 03/06/2017: por decisão do Ministério da Saúde, a campanha foi estendida por prazo indeterminado, até terminar o estoque de vacinas.

Esclarecimento em 25/05/2017: data final da campanha (26/05/2017) foi prorrogada pela Secretaria da Saúde, em acordo com decisão do Ministério da Saúde, até 09/06/2017.

Visão geral

A vacinação contra a gripe é uma campanha do Ministério da Saúde, realizada todos os anos, em todo o país. Regras e critérios são definidos pelo próprio ministério.

Para saber mais sobre a gripe, veja página sobre o vírus Influenza, no Portal Saúde, ou saiba mais. Para saber como se vacinar, continue lendo.

Público alvo

Atualização em 03/06/2017:

Por decisão do Ministério da Saúde, a partir de 05/06/2017, a vacinação é voltada o público em geral (qualquer pessoa, de qualquer idade).

A vacina gratuita contra gripe, na rede pública municipal de saúde de Joinville (SC), destina-se aos seguintes públicos:

• Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
  • Gestantes (em qualquer momento da gestação)
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Lactantes (amamentando integralmente até os 6 meses)
  • Trabalhadores de serviços de saúde
  • Pessoas com 60 ano ou mais
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes de 12 a 21 anos sob medida sócio-protetiva
  • Doentes crônicos
  • Professores das redes pública e privada
  • Outras pessoas que atuam em sala de aula

Se você não faz parte destes grupos e quer tomar a vacina, procure clínicas particulares.

Documentos

Para se vacinar, se você faz parte do público alvo, reúna os seguintes documentos:

• Documento com foto.
  • Carteira de vacinação.
  • Trabalhadores de serviços de saúde devem apresentar também carteira profissional ou crachá que comprove sua atividade.
  • Doentes crônicos devem apresentar a carteira de vacinação verde, caso já a tenham, ou diagnóstico ou receituário que comprove a doença.
  • Professores das redes pública e privada devem apresentar também crachá ou folha de pagamento que comprove a atividade.
  • Outras pessoas que atuam em sala de aula devem apresentar crachá e/ou declaração da instituição em que atua).

Onde ir

Com os documentos, dirija-se a um posto de saúde para tomar a vacina. Veja a lista de postos de saúde para saber endereços e horários de funcionamento.

Em 13 de maio de 2017, sábado, acontece o dia “D” de vacinação, quando os postos ficam abertos o dia todo.

Atualização em 01/06/2017:
A partir de 06/06/2017, o Centreventos Cau Hansen também terá um ponto de vacinação, localizado no piso térreo, com atendimento nos seguintes dias e horários:

• Dias 6 e 7 de junho (terça e quarta-feira): 11h às 19h.
  • Dias 8 e 9 de junho (quinta e sexta-feira): 10h às 21h.

Como sei se posso me vacinar pela rede pública?
Veja o público alvo da vacinação. Se você não faz parte dos grupos citados, você não pode se vacinar pela rede pública.

Não faço parte dos grupos citados. Posso tomar a vacina mesmo assim?
Sim. Neste caso, procure uma clínica particular.

Perdi minha carteira de vacinação. O que faço?
Veja como obter outra em Carteira de vacinação.

Por que não é oferecida vacina a todas as pessoas?
Os critérios são definidos pelo Ministério da Saúde.

Tenho outras dúvidas sobre a vacina. O que faço?
Entre em contato com seu posto de saúde.