12ª Conferência Municipal de Saúde/Vigilância em Saúde

Aconteceu de 09/06/2017 até 10/06/2017

Veja a programação e outras informações sobre a 12ª Conferência Municipal de Saúde/Vigilância em Saúde do Município de Joinville (SC).

Visão geral

A 12ª Conferência Municipal de Saúde/Vigilância em Saúde do Município de Joinville (SC) é um evento que tem por objetivo buscar a efetividade do SUS, avaliar as políticas de saúde, definir diretrizes e prioridades para as mesmas, eleger delegados para a etapa estadual e cadastrar entidades que comporão o Conselho Municipal de Saúde na gestão 20170-2019.

É regulamentada pela Resolução nº 023-2017 do Conselho Municipal de Saúde – CMS. Compõe a etapa municipal, sucedida pela etapa estadual e pela etapa nacional.

O tema central da Conferência, que orientará as discussões da etapa municipal, será “Vigilância em Saúde: Direitos, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

Eixo principal

• Fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde.

Subeixos

1.  O papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde.
  2. Acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.
  3. Acesso e integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.
  4. Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde.
  5. Gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população.
  6. Monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.
  7. Implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.
  8. A participação social no fortalecimento da vigilância em saúde.

Público alvo

Todos os cidadãos interessados.

Anfiteatro da Unisociesc – Campus Marquês de Olinda
Rua Gothard Kaesemodel, 833, Anita Garibaldi
Joinville – SC

O evento acontece nos dias 9 e 10 de junho de 2017, com a seguinte programação:

Data Horário O que
09/06 17h às 18h Credenciamento e coffee-break
18h às 19h Cerimonial de abertura
Apresentação cultural: Coral dos Servidores
19h às 20h30 Palestra: Vigilância em Saúde
Palestrante: Raquel Ribeiro Bittencourt
20h30 às 21h30 Debate
21h30 Encerramento
10/06 8h00 Acolhimento e coffee-break
8h30 às 8h45 Leitura do regimento da Conferência
8h45 às 9h45 Alinhamento abrangente sobre os subeixos
10h00 às 11h30 Trabalho em grupos para elaboração de propostas:

Grupo A – Subeixos I, V e VII
I – o papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde. V – gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população.
VII – implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.

Grupo B – Subeixos II e III
II – acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.
III – acesso e integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.

Grupo C – Subeixo VI
VI – monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.

Grupo D – Subeixos IV e VIII
IV – responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde.
VIII – a participação social no fortalecimento da vigilância em saúde.

11h30 às 13h Almoço
13h às 15h Plenária Final
15h às 15h30 Eleição dos(as) delegados(as) para etapa estadual
15h30 às 16h30 Eleição e apresentação da nova nominata do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2017-2019
16h30 Encerramento e coffee-break

Como participar

Para se inscrever, veja Inscrever-se em 12ª Conferência Municipal de Saúde/Vigilância em Saúde.

Observações

Documentação relacionada ao evento, como regulamento e documentos resultantes da conferência, ficarão reunidos na publicação Documentação da 12ª Conferência Municipal de Saúde/Vigilância em Saúde do Município de Joinville.

Dúvidas

Para esclarecimentos a respeito, veja o regulamento ou entre em contato com o Conselho Municipal de Saúde – CMS.