Defesa Civil de Joinville alerta para o risco de temporais e chuva intensa entre sexta e segunda-feira

Publicada em 28/08/2026 às 11:47
Relacionado a: Unidade de Proteção e Defesa Civil - SEPROT.UPC

Defesa Civil de Joinville alerta para o risco de temporais e chuva intensa entre sexta e segunda-feira

A Defesa Civil de Joinville monitora a possibilidade de temporais e de chuva intensa entre esta sexta-feira (28/8) e a próxima segunda (31/8). O motivo é a aproximação de uma frente fria com deslocamento lento entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nesta sexta-feira, a soma do calor com a aproximação da frente fria causa risco de temporais isolados, com vendaval, granizo, raios e chuva que pode ser intensa em algumas regiões. No sábado, a chegada da frente fria mantém o tempo instável, com condição para novos temporais.

A partir de domingo, a chuva ganha mais força e o acumulado até segunda-feira pode ficar entre 50 e 70 mm. Há risco de deslizamentos e alagamentos, principalmente em regiões suscetíveis à maré durante os horários de elevação. Também se mantêm as condições para temporais até o fim do período.

Recomendações da Defesa Civil

Em caso de temporais e chuva forte, mantenha-se abrigado em local seguro. Não atravesse áreas alagadas e pontes e pontilhões submersos. Se houver vento forte, mantenha-se longe de placas, postes, árvores e outros objetos que possam ser arremessados.

Com o solo encharcado, também há risco de deslizamento. Tenha atenção à movimentação de morros e encostas, água barrenta descendo pelo morro, rachaduras em paredes e muros e inclinação de postes e árvores.

A população também pode se manter informada por meio dos alertas de curto prazo enviados pela Defesa Civil estadual. Para isso, basta enviar o CEP da residência para o número 40199 por meio de mensagem de texto (SMS).

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Confira os horários do pico de maré

Sexta-feira – 28/8

15h45 – 1,8 m

Sábado – 29/8

16h30 – 1,8 m

Domingo – 30/8

5h15 – 1,8 m
17h15 – 1,8 m

Segunda-feira – 31/8

6h – 1,8 m
18h – 1,7 m

Compartilhe

Acessar o conteúdo