Secretaria de Esportes inicia a retirada do gramado da Arena Joinville

Publicada em 09/07/2026 às 15:11
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville iniciou nesta quinta-feira (9/7) a retirada do gramado da Arena Joinville, que será substituído por um gramado sintético de alta performance, certificado com o padrão Fifa Quality Pro.

Junto com o antigo gramado, também estão sendo retirados os sistemas de irrigação e drenagem da Arena Joinville, que serão depois substituídos por sistemas novos compatíveis com a nova configuração do campo de gramado sintético.

Após a retirada completa do antigo gramado e dos sistemas de irrigação e drenagem, começa a etapa de regularização do terreno. Na terraplanagem do local, podem ser retirados até 30 cm de solo para que se obtenha o caimento e nivelamento adequado para o campo.

“Esse é o momento mais importante, que é justamente o fundamento, deixar a estrutura na medida que nós esperamos realmente. Até para que quem estiver nas arquibancadas possa ter uma boa visão do jogo de futebol”, afirma o secretário de Esportes, Douglas Steffen.

Na sequência da obra, ocorre a instalação do novo sistema de drenagem, a colocação do colchão drenante (uma estrutura de brita que é soterrada e fica densa como asfalto), da manta amortecedora de impactos de alta performance, do novo sistema de irrigação e por fim a chegada do novo gramado sintético padrão FIFA Quality Pro.

Em um gramado sintético, a irrigação é necessária para amenizar a temperatura do material em jogos no calor e sob o sol direto, além de prolongar a vida útil do gramado sintético.

O investimento da obra é de R$ 4 milhões e a empresa vencedora da licitação foi a PlayPiso Pisos Esportivos.

Imagem aérea mostra estádio de futebol que passa por troca de gramado, com presença de valas

Compartilhe

Skip to content