Uma supervisora escolar da Rede Municipal de Ensino de Joinville foi vencedora da etapa estadual do prêmio Educador Transformador, realizado pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae. Agora, Marisa da Silva Vicentin, da Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich, concorre na etapa nacional da premiação com representantes de outros estados brasileiros.
O resultado foi divulgado em evento realizado em Florianópolis, onde Marisa esteve presente para acompanhar o anúncio. Ao ouvir seu nome como vencedora da categoria “Gestão Educacional Transformadora”, a supervisora se sentiu muito feliz.
“É uma realização muito grande porque foram tarefas muito difíceis durante todo o processo para concorrer ao prêmio. Também fiquei muito feliz porque é o reconhecimento do trabalho de um ano inteiro, ganhamos pelo resultado do que foi feito com os alunos”, explica.
A vitória na etapa estadual aconteceu por causa do projeto “Protagonistas do Amanhã”, criado pela supervisora e desenvolvido na escola com os alunos do 9º ano. O objetivo era recuperar a aprendizagem de estudantes que apresentavam defasagem em matemática.
Por meio de jogos como “responde ou passa”, “quiz matemático”, “torta na cara” e “prova de corredor”, os alunos aprenderam sobre matemática de uma maneira mais simples e divertida. Com isso, a porcentagem de alunos com defasagem caiu de 60% para 24% em poucos meses.
O projeto aconteceu em parceria com os professores de Matemática e Língua Portuguesa, mas também envolveu outros componentes curriculares, com atividades que eram incluídas de forma interdisciplinar durante as aulas.
Impacto no futuro dos adolescentes
Além de recuperar a aprendizagem dos estudantes, o projeto “Protagonistas do Amanhã” acabou impactando no futuro dos adolescentes de outra maneira. Isso porque um dos alunos passou em segundo lugar no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), uma aluna foi aprovada em quinto lugar no Instituto Federal Catarinense (IFC) e outros 25 ganharam bolsas de estudo para escolas particulares da cidade.
“Não foi apenas a queda na defasagem, os alunos ficaram muito mais confiantes e isso está refletindo na vida deles. Tivemos dois casos de estudantes que estavam quase em evasão escolar e um deles terminou o ano ganhando menção honrosa”, conta a supervisora.
Outra conquista foram as medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com um ouro e uma prata de alunos da escola em nível nacional. Além disso, a Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich foi considerada destaque pelo desempenho dos estudantes na competição.