O Departamento de Trânsito (Detrans), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), iniciou nesta sexta-feira (6/2) uma campanha com blitzes educativas para conscientizar motoristas sobre os riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir. A iniciativa é motivada especialmente pelo Carnaval, que em Joinville será comemorado neste fim de semana.
“Nesses períodos festivos, como véspera de Carnaval e final de ano, é notório o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, e muitas vezes ocorrem sinistros de trânsito. Então, a gente trabalha com essas campanhas de forma preventiva, exatamente para evitar esses sinistros”, explica Douglas Macali, gerente da Eptran.
A primeira ação foi no Pórtico de Joinville, na rua XV de Novembro, e contou com o apoio de agentes de trânsito do Detrans e da Guarda Municipal, ligados à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot). Na semana que vem outras blitze serão realizadas antecedendo os dias do Carnaval tradicional.
“A ideia é fazer a abordagem dos motoristas e levar algumas dicas de cuidado e segurança para todos. Nessa abordagem, conversamos e repassamos os perigos da ingestão de bebidas alcoólicas e direção. Também lembramos que todo mundo participa do trânsito e que todos devemos cuidar, tanto pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Cada um no seu espaço, mas tomando sempre cuidado em relação ao próximo”, diz o gerente.
A atividade integra a campanha institucional “Podemos fazer um trânsito melhor”. “Esta ação faz parte dessa campanha em que reforçamos que cada indivíduo deve assumir sua cota de responsabilidade. Nosso objetivo é antecipar o risco. O Carnaval é um período de celebração, mas os reflexos no trânsito não podem ser ignorados. Queremos que o cidadão entenda que a educação é a principal ferramenta para salvar vidas”, explica Douglas.
Na ação de conscientização, os agentes de trânsito param os carros e os agentes da Eptran conversam com os motoristas, distribuem material e colam um adesivo eletrostático com telefones úteis no parabrisa do veículo. O material distribuído contém um lixo car, além de um leque e um folder com orientações sobre o trânsito.
“A Eptran trabalha muito com campanhas educativas e preventivas. A ideia é poder se aproximar do motorista, levar essa mensagem e que haja uma mudança de conceito em relação ao uso de álcool e direção”, fala o gerente.
O consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, retarda o tempo de resposta a estímulos externos. Em situações de emergência no trânsito, cada fração de segundo é decisiva.
Dicas para um Carnaval seguro no trânsito
– Tenha um planejamento antecipado e organize seu retorno antes de sair
– Se beber, use transporte por aplicativos, táxis ou ônibus, ou carona
– Adote o “motorista da vez”. Se estiver em grupo, escolha alguém que não irá beber para conduzir o veículo
– Tenha uma atitude proativa, não seja omisso. Se perceber que alguém consumiu álcool, não permita que essa pessoa assuma o volante.