Para incentivar a população a atualizar o calendário vacinal neste início de ano, a Secretaria da Saúde de Joinville promove ações de vacinação neste fim de semana. Ao todo, cinco unidades de saúde estarão abertas para receber a população.
No sábado (24/1), estarão abertas as UBSFs Costa e Silva, Leonardo Schilickmann, Vila Nova e Fátima. Já no domingo (25/1), a Sala de Vacinas Central estará aberta para a aplicação de imunizantes do calendário vacinal infantil e adulto. O horário de atendimento é das 8h às 12h em todas as unidades.
O calendário nacional de vacinação contempla vacinas de acordo com o público-alvo, uma proteção que abrange desde crianças, adultos, gestantes até o público idoso.
“A vacinação é uma estratégia comprovadamente eficaz de proteção e prevenção de doenças graves da população, por isso, a orientação é que pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação de seus filhos. Essa é uma ação que contribui para um ambiente mais seguro e saudável para todos”, reforça Maria Cristina Willemann, diretora de Vigilâncias da Saúde de Joinville.
Entre as principais doenças imunopreveníveis por vacinas estão a gripe, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche, febre amarela, hepatite B, caxumba e varicela. Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, também está disponível no SUS a vacina contra a dengue, em duas doses.
Para se vacinar, não é necessário agendamento prévio. A orientação é levar documento oficial com foto e, de preferência, a Caderneta de Vacinação e o Cartão Nacional de Saúde. Pessoas menores de 18 anos necessitam de documento e autorização do responsável. A recomendação é chegar pelo menos meia hora antes do fechamento da unidade.
Durante a semana, a vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (exceto a UBSF Jativoca) e na Sala de Vacinas Central. Para conferir endereços e horários de funcionamento das unidades durante a semana, acesse o site da Prefeitura de Joinville.
A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), integrada ao calendário vacinal do SUS para gestantes a partir de 28 semanas, também está disponível nas salas de vacinação abertas no fim de semana.
O VSR é o principal causador de problemas respiratórios, como bronquiolites e pneumonias graves, em crianças menores de dois anos. Ao imunizar a mãe ainda na gestação, as chances de complicações respiratórias graves nos primeiros dois anos de vida do bebê podem ser reduzidas em até 80%.
Unidades abertas para vacinação no fim de semana
Sábado – 24/1, das 8h às 12h
UBSF Leonardo Schilickmann – rua Jorge Augusto Emílio Müller, 118, Iririú
UBSF Vila Nova Vereador Dorival Trapp – rua XV de Novembro, 8.436
UBSF Costa e Silva – rua Comandante Telles de Mendonça, 65
UBSF Fátima – rua Almirante Protógenes Pereira, 410
Domingo – 25/1, das 8h às 12h
Sala de Vacinas Central – rua Abdon Batista, 172.