Prefeitura de Joinville recupera iluminação pública do Parque Sambaqui Guaíra após furto de fiação elétrica

Publicada em 12/01/2026 às 18:19
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), tem atuado na manutenção da iluminação pública do Parque Sambaqui Guaíra, localizado no bairro Aventureiro. No local, foi registrada ação de vandalismo com furto de cabos de energia elétrica e danos em caixas de passagem.

A Unidade de Iluminação Pública da Seinfra iniciou, ainda no fim de 2025, os trabalhos de levantamento técnico e recuperação do sistema de iluminação do parque. A finalização do serviço está sendo executada pela Concessionária QLuz Joinville, empresa que assumiu a concessão da PPP da Iluminação Pública do município em novembro do ano passado.

Nos últimos dias, equipes da concessionária estiveram no local e restabeleceram a iluminação em 13 postes. A previsão é de que o serviço seja concluído integralmente ao longo desta semana.

A manutenção mantém o padrão de qualidade da iluminação no parque, com lâmpadas de LED que proporcionam maior iluminância (o quanto as lâmpadas iluminam uma área) ao espaço. Este também é o padrão adotado na modernização das demais ruas, praças e parques da cidade, que iniciou neste mês.

Parque Sambaqui Guaíra já registrou cinco casos de furto de fiação

Desde a inauguração do parque, em junho de 2024, foram registrados cinco casos de furto de cabos de energia elétrica no local. Segundo levantamento realizado pela QLuz Joinville, o prejuízo somente com o último furto foi de aproximadamente R$ 70 mil.

De acordo com o diretor de Operações da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra, Thiago Molina, os furtos causam danos significativos ao sistema e tornam o processo de recuperação mais complexo.

“Nos casos de furto, como o ocorrido no Parque Sambaqui Guaíra, não é apenas a retirada dos cabos. As caixas de passagem são quebradas, conexões são danificadas e, muitas vezes, todo o sistema fica inoperante. Isso exige uma vistoria técnica detalhada para identificar todos os prejuízos antes da recomposição”, explica.

O diretor destaca ainda que a questão climática afeta diretamente os trabalhos, já que com chuva os serviços não ocorrem por envolverem eletricidade. Além disso, o tempo necessário para aquisição de materiais também impacta no prazo de execução.

“Após a inspeção, é preciso aguardar a chegada dos materiais, que nem sempre estão disponíveis em estoque para áreas extensas como parques. Só então é possível executar a recomposição completa, com passagem de cabos, aterramentos, recomposição do concreto e testes de segurança do sistema”, detalha.

Com a PPP, é transferida integralmente para a concessionária a responsabilidade pela reposição da rede em caso de furtos de fiação, vandalismo e quaisquer danos ao sistema de iluminação pública, desde que não seja o caso de manutenção que exige intervenção por parte da Celesc.

Denúncias sobre furtos e casos de vandalismo em flagrante podem ser realizadas pela população diretamente à Guarda Municipal pelo número 153 e à Polícia Militar pelo 190. Caso a solicitação seja para melhoria na estrutura de parques e praças, a orientação é registrar oficialmente pela Ouvidoria da Prefeitura de Joinville. Já as situações relacionadas à iluminação pública, podem ser feitas pelo 0800 410 0036.

Compartilhe

Skip to content