A Companhia Águas de Joinville precisou interromper temporariamente as operações da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão por volta das 3h40 da madrugada desta quarta-feira (17/12) devido a um reparo emergencial na adutora DN 600, localizada na rua Dona Francisca, próximo à esquina com a rua dos Bororós, na zona Norte da cidade.
Inicialmente, as equipes atuaram no reparo com a estação em funcionamento. No entanto, devido à complexidade do vazamento, foi necessário desligar a ETA para que a tubulação seja consertada.
O trânsito no local segue com interdição parcial enquanto a equipe técnica realiza o serviço. A previsão inicial é que os trabalhos se estendam até por volta das 14h desta quarta-feira (17/12).
Após religar a ETA, será necessário um tempo para que ocorra a normalização do abastecimento. Por isso, neste momento, a Companhia orienta que a população adote o consumo consciente da água, minimizando os impactos nas suas atividades.
Com a parada da ETA, os bairros atendidos pela unidade poderão ter impacto no abastecimento de água. São eles: Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, América, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santo Antônio, Saguaçu, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão, Zona Industrial Norte e Zona Industrial Tupy.
As regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba, onde está localizada a ETA Cubatão, devem ter o abastecimento normalizado na noite de quarta-feira (17/12). Em áreas mais altas e mais distantes, o sistema deve ser restabelecido ao longo da madrugada de quarta para quinta-feira (18/12).
Informações sobre o reabastecimento
Quando há parada na estação de tratamento de água, a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville informam em suas redes sociais e aos órgãos de imprensa sobre o andamento dos trabalhos e a situação do abastecimento em cada etapa. O objetivo é possibilitar que a população acompanhe e tenha informações atualizadas sobre cada estágio, durante a parada e após a finalização dos serviços.
Um aviso na cor laranja é publicado assim que a estação é desligada e a manutenção inicia. Quando a ETA é religada e o abastecimento começa a se recuperar, é divulgado o aviso na cor amarela. E quando o sistema já é considerado normalizado, o aviso na cor verde é divulgado. Cada aviso também traz orientações para a economia de água nos diferentes estágios da manutenção.