Prefeitura de Joinville entrega 250 títulos de Regularização Fundiária a famílias do bairro Fátima

Publicada em 17/12/2025 às 08:06
Relacionado a: Secretaria de Habitação - SEHAB

Em uma folha de papel, a segurança de morar no que é seu. Na segunda-feira (15/12), 250 famílias do loteamento Padre Augusto, no bairro Fátima, receberam os títulos de Regularização Fundiária, documento que comprova a propriedade de terrenos e oferece segurança jurídica aos moradores.

O evento contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, da secretária de Habitação, Tereza Couto, e do vereador Lucas Souza, que colaborou com a interlocução junto à comunidade. Com a nova entrega, a Prefeitura de Joinville ultrapassou a marca de 5.500 títulos entregues desde 2021.

Entre os moradores que receberam o documento estava Gerson Lino da Silva, de 74 anos. Morador do loteamento há 37 anos, quando chegou da Bahia com a esposa, ele viu a comunidade do “Areião” crescer ao longo das décadas.

“O documento faz muita diferença. Quem vai comparar um contratinho com uma escritura de terreno? A diferença é muito grande, o valor pode dobrar”, comemora o aposentado.

A valorização dos imóveis é apenas um dos benefícios da matrícula de regularização. “Ela traz segurança jurídica. É a partir da matrícula que você vai conseguir deixar o patrimônio de herança para os filhos, fazer reformas e vender de forma regular, além de todos os benefícios sociais”, explica a secretária Tereza.

E além de beneficiar as famílias, o município também ganha. “Quando a gente fala em Regularização Fundiária, é uma grande conquista para toda a família, mas também para o município, que vai se organizando, ganha em urbanização”, afirma o prefeito.

Regularização Fundiária avança e se torna case de sucesso em Joinville

Com a entrega das matrículas no bairro Fátima, Joinville ultrapassa os 5.500 títulos de Regularização Fundiária desde 2021, no maior programa de regularização da história da cidade, que também já se tornou case de sucesso para outros municípios.

“A Regularização Fundiária se tornou política pública, já somos reconhecidos em muitos municípios pelo nosso case de sucesso. Neste ano, recebemos mais de 15 municípios para entender o nosso processo e como conseguimos implementar isso aqui. É uma política que tem dado certo e trazido grandes resultados”, ressalta a secretária.

Compartilhe

Skip to content