Defesa Civil de Joinville permanece acompanhando a condição climática nas próximas horas

Publicada em 09/12/2025 às 09:16
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville permanece acompanhando os sistemas meteorológicos que indicam a possibilidade de chuva intensa durante esta terça-feira (9/12) e o risco de vento na quarta-feira (10/12), quando o ciclone extratropical se afasta para o mar. O Plano de Contingência (Plancon) está em nível Amarelo, indicando que as equipes estão preparadas para atender ocorrências, caso tenha necessidade.

Durante a madrugada e início da manhã desta terça-feira não houve registro de ocorrências pela Defesa Civil. O acumulado de chuva foi de 20 milímetros, em cerca de 12h.

Nas primeiras horas da manhã, o prefeito Adriano Silva, que faz o acompanhamento da situação, esteve na Defesa Civil. Segundo Adriano, não impactou Joinville, pois o sistema passou pelo litoral, próximo de Florianópolis.

“A gente permanece em atenção. Até porque o ciclone ainda pode gerar ventos para a cidade de Joinville. Então nós vamos continuar de plantão aqui na Defesa Civil”, informa o prefeito.

A previsão indica que até o fim do dia pode chover o equivalente a 40 milímetros em Joinville. Caso a chuva mais intensa coincida com os horários de pico de maré, as áreas que recebem influência têm maior risco de registrar pontos de alagamento. Os picos de maré estão previstos para 14h (1,6 metro) e 19h (1,4 metro). Já o vento está previsto para a quarta-feira.

Para receber gratuitamente os avisos da Defesa Civil estadual, basta cadastrar o número do CEP da sua residência por SMS (mensagem de texto), pelo número 40199.

Orientações e atendimento

Em caso de chuva forte, a recomendação é procurar um local para se abrigar e esperar o temporal passar. Não atravessar pontes submersas, pois a correnteza dos rios pode estar mais forte. Além disso, ficar longe de objetos que possam ser arremessados com a força do vento.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Compartilhe

Skip to content