A partir desta segunda-feira (8/12), a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) chega ao SUS em Joinville para todas as gestantes a partir de 28 semanas. Ao imunizar a mãe ainda na gestação, as chances de haver complicações respiratórias como bronquiolites e pneumonias graves nos primeiros dois anos de vida do bebê podem ser reduzidas em até 80%.
Além da Sala de Vacinas Central (rua Abdon Batista, 172) todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), exceto a UBSF Jativoca, estão com o imunizante disponível.
Para receber o imunizante, não é necessário agendamento prévio, basta a gestante levar documento de identificação com foto e caderneta de vacinação. A recomendação é chegar na unidade pelo menos meia hora antes do fechamento. Os endereços e horários de atendimento de todas as UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.
Até esta semana, o imunizante era disponibilizado somente na rede privada e, agora, passa a integrar de forma permanente o calendário vacinal de gestantes a partir da 28ª semana até o final da gestação. Não há restrição de idade para receber o imunizante, que é seguro, eficaz e protege contra o Vírus Sincicial Respiratório tipos A e B em dose única.
O frasco do imunizante é composto pelo componente ativo da vacina, em pó, e é reconstituído com um diluente antes da aplicação. A aplicação da vacina é intramuscular e não interfere com outros imunizantes. A cada nova gestação, a vacina deve ser reaplicada. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo.
Vacinação da gestante é a principal forma de proteção de bebês
O VSR é o principal causador de problemas respiratórios, como bronquiolites e pneumonias graves, em crianças menores de dois anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus é responsável por 75% dos casos de bronquiolite em bebês menores de dois anos.
Além disso, 40% dos casos de pneumonia nesta faixa etária são causados pelo mesmo vírus em todo o Brasil. A vulnerabilidade para bebês abaixo de seis meses é ainda maior, por isso, a importância da vacinação ainda na gestação.
“O vírus sincicial respiratório causa quadros respiratórios em todas as idades, com sintomas semelhantes ao da gripe. Porém, é muito mais grave e comum em bebês e crianças, principalmente menores de seis meses, com o agravante em casos de bebês prematuros ou que apresentam comorbidades. A vacinação da gestante é a principal forma de proteção deste bebê, impedindo que ele desenvolva complicações e prevenindo também possíveis internações”, ressalta a diretora de Vigilâncias da Secretaria da Saúde de Joinville, Maria Cristina Willemann.
Em Joinville, 78,3% dos 83 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causados pelo VSR em 2025 foram diagnosticados em crianças menores de dois anos, o que reforça a importância da vacinação para proteger este público mais vulnerável. Em Santa Catarina, este índice foi de 81,4%.
Joinville participou de estudo mundial sobre a eficácia da vacina
Segundo pesquisa realizada em 18 países e 60 centros de pesquisa em todo o mundo, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório contribui para a redução em até 80% no número de bebês e crianças pequenas internadas em hospitais. O estudo, publicado no principal periódico científico do mundo, o The New England Journal of Medicine, envolveu aproximadamente 7.400 gestantes, inclusive de Joinville.
A Maternidade Darcy Vargas foi um dos centros de pesquisa participantes. Ao todo, 37 gestantes atendidas na maternidade foram vacinadas e acompanhadas juntamente com seus bebês até completarem dois anos. A vacina foi aplicada entre a 24ª e a 36ª semanas de gestação. A pesquisa completa está disponível no site do The New England Journal of Medicine.