A Companhia Águas de Joinville recebeu a visita técnica de representantes da República Dominicana, que vieram a Joinville conhecer o programa Águas para Sempre. O programa recompensa financeiramente os proprietários rurais que realizam serviços ambientais e protegem o rio Cubatão, manancial que abastece 78% da cidade.
A comitiva, formada por cinco representantes do Ministério de Energia e Minas e do Ministério da Presidência do país caribenho, assistiu a uma apresentação sobre o programa e visitou uma das propriedades rurais participantes, localizada em Pirabeiraba. Também estiveram presentes técnicos da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), de Brasília.
O grupo visitou a propriedade de Vitor Odir Tapajoz de Arruda, que há 15 anos é certificado como produtor orgânico. Do total de seis hectares de sua propriedade, dois são destinados à produção de alimentos.
“É indiscutível a importância do programa Águas para Sempre para o atendimento da população de Joinville, para a preservação da flora e da fauna e para o engrandecimento pessoal da gente, no sentido de estar sempre defendendo os princípios que acredita. Por exemplo, hoje, eu diria que sou, com muito orgulho, um produtor de água”, diz.
A República Dominicana tem um acordo de cooperação técnica com o Brasil. Por intermédio da ANA e da ABC, os servidores dominicanos puderam conhecer casos de sucesso em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Já existe um projeto-piloto para pagamento por serviços ambientais no país caribenho. No Brasil, a missão busca conhecer as melhores práticas e posteriormente adaptá-las em seu próprio país.
Criado em 2021, o programa Águas para Sempre possui atualmente 26 proprietários rurais participantes. Cerca de 3 mil hectares da zona rural de Joinville já receberam benefícios ambientais por meio da iniciativa.
“Quero parabenizar vocês porque em pouco tempo o programa teve um desenvolvimento bem demarcado. É uma coisa alentadora fazer um trabalho bom, que seja impactante, reconhecido”, diz Letícia Sánchez, encarregada do programa de Cooperação Sul-Sul e Triangular do Ministério da Presidência da República Dominicana.
O Águas para Sempre conta com um grupo gestor, formado por representantes de entidades públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos, responsável pela governança do programa. Além disso, tem apoio de outras instituições que auxiliam na implementação dos planos de ação nas propriedades.
Reconhecimento nacional
Em novembro, o Águas para Sempre recebeu o reconhecimento formal da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) de Programa Produtor de Água.
Para obter a aprovação da ANA, a Águas de Joinville enviou informações e documentos que comprovam o atendimento aos requisitos estabelecidos na Resolução 181/2024, que estabelece os critérios para reconhecimento de programas e projetos de conservação de água e solo.
A Companhia deve enviar relatórios anuais para manutenção do reconhecimento, e eventualmente receber visitas de representantes da ANA. A agência nacional, por sua vez, dará apoio técnico ao grupo gestor do Águas para Sempre, e poderá viabilizar formas de apoiar o programa financeiramente.