Defesa Civil de Joinville inicia série de blitzes educativas do Projeto Piava

Publicada em 05/12/2025 às 10:59
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Neste sábado (6/12), a Defesa Civil de Joinville inicia a série de blitzes educativas do Projeto Piava, que tem o objetivo de promover a prevenção de afogamentos em locais de água doce e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. A primeira blitz desta temporada será na Estrada Comprida, em frente ao Salão Jacob, no bairro Vila Nova, das 9h às 12h.

Participam os agentes do Departamento de Trânsito (Detrans), da Guarda Municipal e os Bombeiros Voluntários, com distribuição de materiais e orientações de conscientização. A Secretaria de Meio Ambiente também estará presente, com a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas.

“Faz parte da cultura do joinvilense aproveitar os rios durante o verão. Desenvolvemos o Projeto Piava com o intuito de promover a segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente. Nosso objetivo é ajudar que todos façam um bom passeio, tenham diversão de qualidade e voltem para casa em segurança”, afirma Jairo Machado, gerente da Defesa Civil de Joinville.

A ação será repetida quinzenalmente durante a temporada de verão, até o mês de fevereiro, sempre aos sábados (exceto no dia 3 de janeiro), nas principais regiões de banho procuradas pelo público em Joinville.

Realizado desde 2004, o Projeto Piava compartilha informações importantes sobre a escolha de locais seguros para banho; descarte adequado de resíduos evitando a poluição da água e do meio ambiente; cuidados com crianças; e orientações sobre como proceder em casos de afogamento.

Ao longo do ano, a Defesa Civil de Joinville faz ações educativas nas escolas e, durante a temporada de verão, realiza blitzes em áreas próximas a rios e pontos de banho.

Orientações do Projeto Piava

Conheça algumas recomendações apresentadas pelo Projeto Piava, com o objetivo de evitar casos de afogamento e preservar o meio ambiente:

– Cuidados com banho de rio

– Sempre deve haver um adulto supervisionando a criança nos rios;
– Escolher um lugar seguro para banho;
– Conhecer a profundidade do rio e observar a correnteza;
– Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;
– Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas;
– Evitar mergulhar: os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos;
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água.

– Cuidados com o meio ambiente

– Limpe o local. Não deixe latinhas, plásticos e outros materiais nas margens dos rios ou descartados irregularmente;
– Não deprede;
– Apague sempre as fogueiras.

Compartilhe

Skip to content