Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Joinville se reuniram nesta quinta-feira (4/12) para participar da Feira do Conhecimento do programa Trilhas da Educação, desenvolvido pela Secretaria de Educação. O evento ocorreu durante todo o dia no ABCD Level Garden.
A Feira do Conhecimento contou com a exposição de 28 trabalhos desenvolvidos pelos alunos no contraturno escolar ao longo do ano em nove instituições parceiras. Durante o dia, todos os cerca de 1 mil estudantes integrantes do programa passaram pela mostra para prestigiar os colegas.
Entre os estudantes estava Enzo Gabriel Picoli, que apresentou o trabalho “Internet Segura”, realizado com apoio dos professores do SESI. O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre os perigos da internet.
“O nosso trabalho foi feito pra não deixar o pessoal cair na ilusão da internet porque, às vezes, os vídeos, jogos e passatempos online acabam encobrindo o lado ruim da internet, que são os golpes, as fake news e muitas coisas que podem enganar e prejudicar as pessoas”, explica.
Uma das visitantes da feira foi Rosana Frogel dos Santos, mãe de um aluno do programa que também estava apresentando o trabalho. Segundo ela, é visível a transformação do filho após ingressar no Trilhas da Educação.
“Eu vejo como o Matheus tem se desenvolvido em relação à comunicação, aprendizagem e relacionamento com outras crianças. Acho muito importante ele participar do Trilhas porque, em vez de ficar em casa nas telas, no programa eles têm muito aprendizado, interação e desenvolvimento”, conta.
“O Trilhas da Educação é uma das iniciativas que ajudam a fazer de Joinville uma referência nacional em educação, oferecendo oportunidades para que as nossas crianças e adolescentes ampliem o aprendizado e desenvolvam novos conhecimentos no contraturno escolar”, afirma a prefeita em exercício de Joinville, Rejane Gambin,que visitou a Feira.
Inscrições para 2026 encerram no domingo
A Secretaria de Educação publicou um edital com 424 vagas para atividades no contraturno escolar dentro do programa Trilhas da Educação. As inscrições podem ser realizadas até 7 de dezembro pelo site da Prefeitura de Joinville.
A divulgação dos classificados e da lista de espera ocorrerá em 11 de dezembro. A classificação seguirá os critérios disponíveis no edital. Em seguida, começa o período para entrega de documentação para efetivação da matrícula.
Três anos do programa Trilhas da Educação
O programa Trilhas da Educação completou três anos em 2025, com o atendimento de aproximadamente 1 mil alunos no contraturno escolar apenas neste ano. Por meio do programa, os estudantes têm a oportunidade de realizar uma série de atividades extracurriculares e se desenvolverem integralmente.
“São três anos de programa e milhares de alunos impactados por essa experiência. Temos relatos de pais que o filho tinha dificuldade na escola, não tinha motivação, e agora está empolgado com aprendizagens diferentes e que têm a ver com ele. Por meio do Trilhas, estamos dando oportunidade para os talentos da Rede Municipal de Ensino”, comenta o secretário de Educação, Diego Calegari.
As atividades são realizadas em nove instituições parceiras da Secretaria de Educação. Atualmente, fazem parte do programa o ABCD Level, Dom Bosco, Instituto Esperança (matriz), Instituto Esperança (filial), Instituto Priscila Zanette, Instituto Raízes, Senai Norte, Sesi Sul e Univille.
Entre as trilhas de aprendizagem desenvolvidas no programa estão atividades envolvendo tecnologia, inovação, lógica, comunicação, idiomas, artes visuais e cênicas, música, esportes e sustentabilidade.