Em mais uma mobilização do mutirão de combate à dengue das equipes da Prefeitura de Joinville e da comunidade, cinco toneladas de entulho foram eliminadas nesta sexta-feira (28/11), no bairro Adhemar Garcia.
A penúltima ação do ano reuniu mais de 100 pessoas da Vigilância Ambiental da Saúde, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Secretaria da Saúde, Defesa Civil, UBSF Adhemar Garcia Pedro Celestino da Silva Junior, Vigilância Sanitária, Unidade de Obras Centro Norte e voluntários da comunidade.
A mobilização no bairro Adhemar Garcia durou toda a manhã. Foram 889 visitas orientativas com o intuito de reforçar à população a importância dos cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Ao todo, foram feitas 727 visitas em residências e 78 em estabelecimentos comerciais, além da análise de 53 terrenos baldios.
Dos 950 depósitos inspecionados (locais propensos ao risco de acúmulo de água), 166 receberam tratamento preventivo. Já a aplicação de fumacê foi realizada em 127 residências. Além disso, um comércio de locais de serviços e três ferros velhos receberam a aplicação do inseticida fludora perifocal para eliminação de mosquitos adultos.
Durante as orientações, as equipes distribuíram 288 frascos de repelente e compartilharam os cuidados de prevenção do checklist “10 Minutos contra a dengue”, também disponível no site da Prefeitura de Joinville (joinville.sc.gov.br/dengue).
Os 11 mutirões da dengue realizados em 2025 eliminaram 85 toneladas de entulho nas ações que percorreram 12 bairros de Joinville. No dia 12 de dezembro, o bairro Jardim Sofia recebe o último mutirão de combate à dengue deste ano.
Os mutirões de combate à dengue integram uma série de ações educativas e estratégicas para combater a proliferação de possíveis criadouros dos mosquitos Aedes aegypti em Joinville. Em 2025, Joinville registrou 1.014 casos da doença e nenhum óbito.